Armada Argentina comissiona dois novos helicópteros SH-3 Sea King. A Armada Argentina comissionou oficialmente em 24 de novembro os dois helicópteros SH-3H Sea King recentemente adquiridos da Marinha dos Estados Unidos. Uma cerimônia presidida pelo Ministro da Defensa, Jorge Taiana, foi realizada na Base Aérea Naval Comandante Espora (BACE), em Bahia Blanca, sede do 2º Esquadrão de Helicópteros de Aviação Naval (EAH2).
“Esta incorporação é um exemplo da prioridade dada ao trabalho antártico, desta forma a Argentina fortalece sua Campanha Antártica e fortalece seu olhar para o sul, já que boa parte das tarefas do Sea King são realizadas no continente branco”, destacou o Ministro da Defesa.
As aeronaves, matrículas 2-H-244 e 2-H-245, foram adquiridos da reserva da US Navy por US$ 12.8 milhões, e passaram pelo processo de modernização e atualização realizado pela empresa Carson Helicopters, em Perkasie, na Pensilvânia (EUA). Ambas chegaram à Argentina no mes de outubro passado (detalhes aqui).
Entre as principais atualizações recebidas pelas aeronaves estão novas pás do rotor principal produzidas em material composto e com sistema de dobra automática, cabine de comando no conceito “glasscockpit”, modernos aviônicos, substituição do sistema elétrico, implantação de sistemas redundantes, revisão estrutural completa e dos principais componentes. Além disso, foram instalados novos assentos com atenuadores de impacto, e capacidade para transporte até 15 passageiros, além da possibilidade de instalar macas para configurações de evacuação aeromédica (MEDEVAC).
Além das missões de transporte de cargas e tropas, os Sea King argentinos compõem a espinha dorsal das missões de transporte aéreos da Campanha Antártica, operando embarcados a bordo do Quebra-gelo ARA Almirante Irizar. Com a chegada desses dois novos SH-3H Sea King, o Comando de Aviação Naval da Marinha Argentina tem aumentada suas capacidades de transporte, uma vez que a frota estava baseada em apenas duas ou três aeronaves operacionais.
No último dia 15 de junho de 2022, foi comemorado os 50 anos da chegada dos primeiros Sea King à Armada Argentina, fato que foi lembrado nos discursos das autoridades no evento de comissionamento dos dois SH-3.
“Tal como há 50 anos, recebemos dois helicópteros Sea King que vieram aumentar as nossas capacidades, incorporando pás de material compósito no rotor principal que melhoram o desempenho de voo; radar meteorológico que dará maior segurança em nossos voos no continente e nas Campanhas Antárticas de Verão; modernos equipamentos de comunicação, sistemas aviônicos de navegação e representação digital que nos atualizem com a aviação atual e nos permitirão desempenhar da melhor forma a nossa diversidade de tarefas”, disse o Tenente Comandante Juan Prados, Comandante do (EAH2).
Fonte: Gaceta Marinera
@FFO