Piloto de Thunderbolt II condecorado por missão no Afeganistão. O Major Kyle “Metric” Adkison, piloto de testes A-10C Thunderbolt II da da USAF no 59th Test and Evaluation Squadron, recebeu a Distinguished Flying Cross “C” em cerimônia realizada no dia 22/11 na Base Aérea de Nellis, Nevada. O motivo da distinção foram suas ações relevantes em combate no Afeganistão, durante missões em apoio às operações Freedom´s Sentinel e Resolute Support Mission em agosto de 2019.
De acordo com a USAF, o Major Adkison, juntamente com a Capitão Erin Fullam, anularam as forças inimigas em solo, protegendo as posições da coalizão lideradas pelos EUA.
“O Maj Adkison demonstrou habilidade de voo excepcional ao engajar passes de metralhadora próximos das forças da coalizão, interrompendo o ataque inimigo e protegendo os nossos militares em terra”, disse a USAF.
Além disso, ele gerenciou simultaneamente dois controladores de solo em frequências de rádio separadas, enquanto oferecia proteção aérea para forças amigas e ajudava a localizar os inimigos em uma difícil área urbana. Além disso, ele controlou o movimento no espaço aéreo dentro e fora da área operacional e coordenou quatro tiroteios, interrompendo um ataque surpresa de granada.
“O treinamento de qualidade fornecido pela comunidade A-10 e a confiança na excelente capacidade do sistema de armas A-10 nos ajudaram a lidar com os desafios que enfrentamos naquele dia”, disse Adkison. “Os JTACs [controladores de ataque de terminal conjunto] foram extremamente profissionais e competentes, e sua compostura sob fogo foi fundamental para nos permitir fazer o que fizemos.”
Quando forças amigas foram atacadas em três ocasiões, Adkison coordenou a defesa com vários helicópteros AH-64 Apache e além de engajar o inimigo com mais eficiência em diferentes locais.
“Sinto-me honrado por receber esta medalha, mas estou convencido de que qualquer piloto de A-10 seria capaz de se sair tão bem, senão melhor do que eu e a Capitão Fullam. Aconteceu que eramos os únicos voando naquele dia. Você não precisa ir muito longe na comunidade A-10 para encontrar alguém com uma história semelhante, muitas das quais não receberam reconhecimento. A comunidade A-10 está repleta de pessoas incríveis fazendo coisas excepcionais em uma aeronave excepcional e tenho a honra de me incluir entre esses heróis”, disse o Major Adkison.
De acordo com uma reportagem na BBC, em 27 de agosto de 2019, o Afeganistão sofreu com fortes combates, sendo que apenas naquele dia cerca de 160 pessoas – em sua maioria combatentes do Talibã – foram mortas e outras 50 ficaram feridas.
A Distinguished Flying Cross é concedida por heroísmo ou conquista extraordinária e não rotineiras em missões aéreas. O dispositivo “C” foi estabelecido em 2016 para distinguir a condecoração recebida excepcionalmente meritória em condições de combate.
Fonte: USAF
@FFO