Radar AESA nacional para prolongar a vida útil dos F-16 da TuAF. Um programa para desenvolver e produzir o primeiro radar ativo de varredura eletrônica (AESA — Active Electronically Scanned Array) da Turquia deverá aumentar a vida útil das aeronaves F-16 da Força Aérea da Turquia (Turkish Air Force — TuAF) em até 12.000 horas.
A especialista em eletrônica militar da Turquia, a Aselsan, adotou recentemente o esforço de produzir um radar como parte de um programa Ozgur em turco, que se traduz como “Grátis” em português. O programa envolve a modernização da estrutura e aviônicos da aeronave, mais especificamente um novo computador de missão, novos telas digitais coloridos na cabine, um novo sistema de identificação de amigos ou inimigos (IFF), novos receptores de alerta de radar (RWR) e um sistema de navegação inercial.
O radar AESA será primeiro adaptado ao Akinci, um drone construído pela Turkish Aerospace Industries (TAI); depois em um lote de 36 aeronaves F-16 Block 30; e, a longo prazo, o TF-X, o primeiro caça nacional da Turquia em produção. A ideia é fortalecer os F-16, que hoje passam por um impasse com os EUA sobre a venda e modernização de novas unidades (F16V). O Block 30 é o único modelo F-16 cujos códigos-fonte estão disponíveis para a Turquia.
Os funcionários da Aselsan e da TAI citaram o sigilo comercial e a segurança nacional como razões para não revelar os valores do contrato ou prazos de entrega associados ao radar. Mas em 25 de agosto, TAI e Aselsan anunciaram que assinaram um contrato no valor total de cerca de US$ 71 milhões, com ligação com o radar AESA.
@CAS