Marinha dos EUA declara IOC para o sistema HAAWC do Poseidon. A Marinha dos Estados Unidos, ou US Navy (USN) concedeu o status de Capacidade Operacional Inicial (IOC) para o HAAWC (High Altitude Anti-Submarine Warfare Weapon Capability), um sistema que permite que os Boeing P-8A Poseidon lancem torpedos Mk54 em altas altitudes.
Desenvolvido pela Boeing, o HAAWC atenderá à necessidade operacional da US Navy de conduzir guerra antissubmarina (ASW) a partir de altitudes mais elevadas e maiores distâncias, mantendo, assim, a segurança da aeronave e sua tripulação.
O HAAWC consiste em um kit modular Air Launched Accessory (ALA), que se conecta a um torpedo MK 54, transformando-o em uma arma guiada de precisão planadora.Antes de atingir a água, o ALA se separa do torpedo, abrindo um paraquedas estabilizador, para este entrar na água no ponto ideal para seguir trajetória precisa até o alvo.
Com o novo sistema de armas, o Poseidon terá a capacidade de lançar torpedos Mk54 em voo próximo das altitudes de cruzeiro, sem a necessidade de descer para níveis inferiores. Com a maior distância da superfície, a aeronave ficará menos exposta às defesa aéreas inimigas.
Além de validar a IOC, a USN também concedeu à Boeing um contrato de produção de alta taxa, além do treinamento de Esquadrão e o recebimento das primeiras unidades HAAWC de produção inicial de taxa baixa.
“É uma grande conquista para nossa equipe ao alcançar nosso objetivo de estabelecer um novo patamar na guerra antissubmarina. Estamos trabalhando com a Marinha para alcançar a capacidade operacional total do sistema”, disse Bob Ciesla, Vice-Presidente da Boeing Weapons.
Fonte: Boeing Defense
@FFO