Primeiro C-130J-30 da Indonésia em fase de testes de voo. O primeiro Lockheed Martin C-130J-30 Super Hércules da Força Aérea da Indonésia (TNI-AU – Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Udara), realizou em 27 de outubro seu primeiro voo de testes. A aeronave, matrícula A-1339, deverá ser entregue para a TNI-AU em fevereiro do próximo ano, com pelo menos outras quatro unidades entregues até 2024.
Seis pilotos do 31º Esquadrão Aéreo (SkU 31) da TNI-AU estão nos Estados Unidos realizando a adaptação para se tornarem instrutores do C-130J-30 Super Hércules. As novas aeronaves deverão ser reunidas na Base Aérea de Halim Perdanakusuma, em Jacarta, onde fica a sede da Unidade Aérea de Transporte.
Desde que se soube da existência da aquisição dessas aeronaves por parte da Indonésia (detalhes aqui), nenhuma das partes divulgou detalhes do contrato. Informações não oficiais dizem que o Estado-Maior da Força Aérea da Indonésia teria encomendado pelo menos cinco novos C-130J-30 (versão alongada) para o fabricante norte-americano Lockheed Martin.
Atualmente a TNI-AU possui 23 aeronaves C-130 distribuídos em três esquadrões de transporte: Skadron Udara 31 (SkU 31), da Base Aérea Halim Perdanakusuma, em Jacarta; o SkU 32 da Base Aérea Abdul Rachman Saleh, em Malang; e o SkU 33 da Base Aérea Sultan Hassanudin, em Makassar. Conforme o banco de dados da Scramble Magazine, a frota Hércules da TNI-AU está composta por:
@FFO