• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Polônia inicia programa de extensão de vida dos caças F-16C/D da USAFE

22 de novembro de 2022
Polônia inicia programa de extensão de vida dos caças F-16C/D da USAFE (Fotos: via Scramble Magazine).
Polônia inicia programa de extensão de vida dos caças F-16C/D da USAFE (Fotos: via Scramble Magazine).

Polônia inicia programa de extensão de vida dos caças F-16C/D da USAFE. A empresa aeronáutica polonesa Wojskowe Zaklady Lotnicze Nr.2 (WZL2), sediada em Bydgoszcz, realizou em 14 de novembro uma cerimônia alusiva ao Programa de Extensão da Vida Útil (SLEP) dos caças Lockheed Martin F-16C/D Fightning Falcon da USAF na Europa (USAFE).

A USAF mantém na Europa duas unidades com caças F-16, sendo o 31st Fight Squadron na Base Aérea de Aviano, Itália e o 52nd FS da Base Aérea de Spangdahlem, Alemanha, que operam as versões Bloco 40 e Bloco 50, respectivamente.

Em dezembro de 2021, um consórcio formado pelas empresa AAR Government Services e WZL No. 2, venceu um contrato no valor de até US$ 365 milhões, para suporte de manutenção em nível de depósito para frota de caças F-16 da USAFE com final previsto para 2032.

O consórcio vencedor superou o concorrente belga Société Anonyme Belge de Constructions Aéronautiques (SABCA), que no passado recebeu contrato para a manutenção dos F-16 e A-10 da USAFE.

O programa está dividido em duas fases, sendo os primeiros cinco anos para a prestação do serviço e a possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. Em 2022, três Fighting Falcons serão entregues ao WZL2.

Durante a cerimônia, o F-16CM Block 40, matrícula 89-2035, foi exposto com a pintura raspada. Esta aeronave foi danificada em um incidente ao pousar na base de Aviano, Itália. Um segundo F-16CM, um Bloco 50 de Spangdahlem, matrícula 91-0360, foi entregue a Bydgoszcz em 17 de novembro.

Cada F-16 passará por uma inspeção de célula completa para estender sua vida útil de 8.000 para 12.000 horas. Também faz parte do SLEP a instalação de novo radar e aviônicos atualizados. Cada inspeção pode levar cerca de nove meses, com os F-16 revisados podendo ser operados pelo menos até meados deste século.

Fonte: Scramble Magazine

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login