Força Aérea Grega recebeu mais dois Dassault Rafale. A Força Aérea da Grécia, ou Hellenic Air Force (HAF), recebeu mais dois caças Dassault Rafale, conforme divulgado nas suas redes sociais. Com a chegada dessas aeronaves, sobe para oito o número de Rafale na frota da HAF.
Matriculados 450 e 451, os dois Rafale EG (monoplace) são novos, ao contrário do primeiro lote de seis aeronaves recebidas no início deste ano, que eram todas de segunda mão. A HAF reune seus Dassault Rafale no 332º Esquadrão “Geraki” (Falcão), subordinado à 114ª Ala de Combate, com sede na Base Aérea de Tanagra, no sul do país.
Em 2021, os governos da Grécia e da França celebraram a assinatura de um acordo envolvendo a aquisição de 18 caças Dassault Rafale EG/DG para equipar a Força Aérea Helênica. Com valor aproximado de € 2,3 bilhões, o contrato envolveu a compra de 12 aeronaves de segunda mão, oriundas do estoque das Forças Aéreas e Espaciais Francesas, e seis unidades novas de fábrica.
Posteriormente, em março deste ano, foi assinado um aditivo contratual envolvendo seis jatos adicionais, totalizando 24 Rafale (12 usados e 12 novos). Os 18 primeiros caças deverão ser recebidos até o final de 2023, enquanto os restantes em 2024.
@FFO