KC-130H da Força Aérea Uruguaia cumpre missão na África. Um KC-130 Hércules da Força Aérea Uruguaia (FAU) seguiu no último final de semana para uma missão no continente africano. A missão na República Democrática do Congo teve como objetivo apoio logístico ao contingente de militares uruguaios que apoiam a Missão de Estabilização das Nações Unidas no país africano.
A aeronave, matrícula FAU 595, decolou na noite de 12 de outubro da Base Aérea Nº 1, situada junto ao Aeroporto Internacional de Montevidéu (SUMU), para um longo voo até o Congo, com escala técnica no Recife (SBRF).
De acordo com uma publicação nas suas redes sociais, o Esquadrão Aéreo Nº 3 Transporte da FAU cumpre uma missão em apoio logístico aos helicópteros uruguaios que estão implantados no país africano à serviço das Nações Unidas.
Desde 2003 o Uruguai apoia a Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO), com um contingente militar destacado no país africano. Em 2010, a FAU ativou a URUAVU (Unidade de Aviação do Uruguai), com a implantação de helicópteros em apoio as operações aéreas no Aeroporto de Kavumu, no Congo.
A URUAVU tem a responsabilidade de realizar missões de transporte aéreo sob as atribuições da ONU. As tarefas específicas realizadas pelos helicópteros Bell 212 são reconhecimento, busca e salvamento, CASEVAC (Evacuação de Vítimas) e MEDEVAC/EVAM (Evacuações Aeromédicas), transporte de cargas, passageiros e autoridades, carga externa, entre outros.
A MONUSCO é composta por aproximadamente 14 mil soldados e cerca de doismil policiais de diversas nacionalidades. O Uruguai mantém pouco mais de 800 capacetes azuis na missão de paz da RDC, que atuam principalmente em operações de proteção da população civil.
@FFO