México de olho no Airbus A400M? A Força Aérea Mexicana ( FAM ) emitiu ao mercado internacional uma solicitação de valores para a aquisição de pelo menos duas aeronaves de transporte pesado com capacidade entre 20 e 40 toneladas. A informação foi divulgada no portal de compras do governo mexicano.
Embora não defina um um determinado modelo ou fabricante de aeronave, é inevitável supor que a capacidade máxima de carga exigida coincide com a do Airbus A400M Atlas, que é de cerca de 37 toneladas.
O portal Infodefensa questionou a Airbus sobre este possível projeto FAM e se coincidia exatamente com o A400M, mas o fabricante europeu preferiu não comentar o assunto, embora tenha enfatizado que o A400M é perfeitamente adequado às necessidades mexicanas.
Entre outras especificações, é necessária uma capacidade de transporte de tropas de até 140 soldados; um alcance de até quase 7.500 quilômetros e uma velocidade máxima de cruzeiro de até 300 nós ou cerca de 500 quilômetros por hora.
A licitação insere-se no projeto de Reforço da Capacidade de Transporte Aéreo e foi divulgado no referido portal no final do passado mês de agosto. Atualmente a FAM possui uma frota de doze envelhecidos C-130 Hercules, que apresentam sinais de fadiga. Estima-se que deste total, apenas três estariam operacionais, e necessitando de modernização.
Fonte: Infodefensa
@FFO