Antonov afirma que construirá segundo An-225 Mriya. A estatal ucraniana Antonov Corporation, fabricante do maior avião de cargas do mundo, anunciou em 07 de novembro seus planos para construir o segundo exemplar do gigante An-225 “Mriya”. O anúncio foi divulgado nas redes sociais da empresa.
Em comunicado publicado no seu Facebook, a Antonov Co. disse que os trabalhos de projeto e design na segunda unidade da aeronave já foram iniciados. Conforme amplamente noticiado, o único An-225 “Mriya” em operação no mundo, foi destruído em fevereiro pelas forças armadas russas, após a invasão do Aeroporto de Gostomel, na região de Kiev.
“De acordo com estimativas de especialistas, atualmente existem cerca de 30% dos componentes que podem ser usados na segunda fuselagem existente da aeronave”, disse a empresa, acrescentando que os detalhes exatos da reconstrução só serão divulgados “depois que a Ucrânia vencer a guerra.”
Até ser destruído pelos russos, o An-225 estava em serviço há mais de 30 anos. Foi um projeto construído pelos soviéticos no final dos anos 1980, com objetivo de transportar o ônibus espacial Buran. Posteriormente, com a queda do regime soviético, o gigante dos ares foi aproveitado para fretamentos internacionais de carga.
Os custos de reconstrução do segundo An-225 são estimados em mais de € 500 milhões, de acordo com o comunicado de Antonov. Com cerca de 330 toneladas, é a aeronave mais pesada já construída.
“O trabalhos estão sendo realizados em um local secreto”, disse Eugene Gavrylov, CEO da Antonov, ao jornal alemão Bild. A construção do An-225 original começou em Kiev, mas a manutenção e a fabricação de peças acabaram sendo alterados para a China.
A empresa estatal de defesa da Ucrânia Ukroboronprom estimou inicialmente que a reconstrução do avião custaria mais de US$ 3 bilhões e disse que levaria pelo menos cinco anos, de acordo com um comunicado da empresa datado de 27 de fevereiro.
Os executivos da Antonov não explicaram como seria financiada a construção do avião, mas Gavrylov disse que a empresa planeja oferecer serviços e mercadorias para “arrecadar fundos adicionais e atrair patrocinadores”.
Fonte: Antonov
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