Chile e Argentina realizaram o Exercício Solidariedade 2022. Entre os dias 07 e 11 de novembro foi realizado em Mendoza, Argentina, o Exercício Conjunto “Solidariedade 2022”. O objetivo do treinamento é consolidar a cooperação binacional entre o Chile e a Argentina, especialmente treinamentos visando a atuação em assistência humanitária de catástrofes naturais na região andina.
As Forças Armadas do Chile alocaram cerca de 100 militares, com seus respectivos meios para a Operação. Particularmente, a Força Aérea Chilena (FACh) enviou para um helicóptero MH-60M Black Hawk, matrícula H-03, do Grupo de Aviação Nº 9, com uma tripulação composta pelos militares da FACh e por mergulhadores da Marinha Chilena.
A aeronave seguiu no dia 07 de novembro da Base Aérea de Pudahuel, sede da 2ª Brigada Aérea, diretamente para a base de operações na IV Brigada Aérea El Plumerillo, na província de Mendoza, Argentina.
Para cruzar a Cordilheira dos Andes, a tripulação do MH-60, sob a liderança do Comandante do Grupo (A) Rodrigo Geissbühler, monitorou as condições climáticas da região, realizando o voo em uma altitude máxima de 13.000 pés, até chegar à cidade de Mendoza. Esta foi a primeira travessia andina realizada por uma aeronave do Grupo de Aviação nº 9 da FACh.
Durante o exercício foram realizadas simulações das consequências de um terremoto de magnitude 7,5º Richter, com epicentro 20 quilômetros ao norte do Capitão Provincial, afetando a Grande Mendoza, sendo os departamentos mais afetados Maipú, Godoy Cruz e Luján de Cuyo. Este evento gerou situações que exigiram o intenso uso de meios das Forças Armadas de ambos os países, em suporte à população afetada.
Uma vez declarada a emergência, foram realizadas atividades de Busca e Salvamento em Estrutura Desabada, Busca e Salvamento em área de lago; Instalação e Operação de um Hospital de Campanha; Instalação e Operação do Centro de Evacuação; suprimento aéreo; captação, purificação e distribuição de água; reparação de vias de comunicação e descontaminação de incidente químico.
Além dessas missões, o Black Hawk da FACh realizou atividades com mergulhadores táticos da Marinha do Chile na Barragem de Potrerillos, em operações de busca e resgate de pessoas na área do lago.
Entre 2018 e 2019 a FACh recebeu seis MH-60M, para reforçar a sua frota de helicópteros que até então era composta por modelos Bell 412, UH-1H e um único S-70A Black Hawk adquirido no final da década de 1990.
Equipados com sistema de visão térmica e infravermelha, capacidade de reabastecimento em voo, kit de resgate e evacuação médica, degelo automático das pás, entre outras capacidades, os MH-60M da FACh tem como uma das suas principais funções, o apoioem operações de busca e salvamento.
O Exercício Conjunto Solidariedade está enquadrada no chamado Acordo de Cooperação em Matéria de Catástrofes, que Argentina e Chile assinaram em 1997, com o compromisso de trabalhar conjuntamente nas ações empreendidas pelas respectivas nações em caso de catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.
Fonte: FACh
@FFO