USAF encomenda mais dois Bombardier E-11A BACN. A USAF concedeu à Northrop Grumman um contrato para converter mais dois jatos executivos Bombardier Global Express 6000 em plataformas BACN (Battlefield Airborne Communications Node). Atualmente a USAF opera três dessas aeronaves, designadas E-11A, usadas como gateway de comunicações.
Conforme noticiamos, este pedido está sob um contrato de US$ 3,6 bilhões concedido à Northrop Grumman em janeiro de 2021 para equipar as aeronaves com equipamentos BACN, enquanto a Bombardier Defense está fornecendo os jatos Global Express 600, sob um contrato separado de US$ 464,8 milhões. Nove aeronaves E-11A deverão ser recebidas.
A USAF está padronizando as missões BACN para as aeronaves Bombardier Global Express 6000. Existem alguns drones EQ-4B Global Hawk que atuam como plataformas BACN, mas que serão aposentados assim que os novos E-11A chegarem. Os planos orçamentários do ano fiscal de 2021 exigiam que um novo E-11 BACN fosse adicionado à frota anualmente por seis anos.
Recentemente a Northrop Grumman entregou o primeiro E-11A BACN deste novo contrato. A aeronave, matrícula AF 21-9045, será operada pelo 319th Reconnaissance Wing, com sede na Base Aérea de Grand Forks, na Dakota do Norte. Os três E-11A mais antigos da USAF, matrículas 11-9001, 11-9355 e 12-9506, são operados pelo 430th Expeditionary Electronic Combat Squadron, da 455th Air Expeditionary Wing, sediados na Base Aérea de Kandahar, no Afeganistão.
O sistema BACN é um gateway de comunicações aerotransportado de alta altitude, capaz de retransmitir dados, voz e imagens entre elementos díspares, aprimorando a comunicação e a coordenação para combatentes em regiões de difícil acesso. As aeronaves atuam em missões de lançamento aéreo, apoio aéreo aproximado à comboios terrestres, operações de sistemas de controle aéreo no teatro operacional e missões humanitárias.
No Afeganistão, as aeronaves foram utilizadas para fornecer melhores comunicações entre unidades aéreas e terrestres em terrenos montanhosos, onde a qualidade do sinal frequentemente era interrompida. As aeronaves BACN também têm sido usadas como “gateway” permitindo que caças F-35 e F-22 – cujos sistemas de dados não são compatíveis – compartilhem informações; e como uma ponte de comunicação além da linha de visão. A frota do BACN às vezes é chamada de “wifi no céu”.
“Nossa família de sistemas de gateway testados em batalha melhora a eficácia da missão e fornece o tecido seguro e conectivo entre sistemas e sensores para combatentes conjuntos nos domínios espacial, aéreo, terrestre e marítimo”, disse Kevin Berkowitz, Diretor de Doluções de rede da Northrop Grumman.
A carga útil do BACN está sendo modificada para que caças de quarta a quinta geração compartilhem dados através do gateway. Ele terá um sistema de GPS atualizado para funcionar em um ambiente contestado e de alta ameaça; datalink 16; sistema de navegação avançada e melhorias de desempenho e de confiabilidade. Outras atualizações serão feitas no conjunto de autoproteção e capacidade de sobrevivência da aeronave.
Fonte: AFM
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