IOMAX irá converter dois novos C208EX da Jordânia em plataformas ISR. A empresa norte-americana IOMAX, foi contratada pra equipar duas novas aeronaves Cessna 208EX Grand Caravan da Força Aérea Real da Jordânia (RJAF) com um sistema de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). A informação foi divulgada por um porta-voz da empresa à Janes Defense em 11 de novembro.
Os dois novos C208EX serão fabricados para a RJAF, e deverão chegar às instalações da IOMAX, em Mooresville, nos EUA, no segundo semestre de 2023, quando serão convertidas em plataforma especializada em missões ISR.
“Os dois novos monomotores Grand Caravan EX serão adicionados à atual frota da Força Aérea Real da Jordânia, que utiliza extensivamente este modelo em operações de inteligência, vigilância e reconhecimento”, disse KC Howard, CEO da IOMAX, à Janes. “É uma ótima aeronave projetada para missões complexas, com grande capacidade de cargas úteis e capazes de operar em pistas curtas e não preparadas, ao mesmo tempo em que oferece economia e simplicidade de um monomotor. É uma combinação perfeita para esta missão na Jordânia.”
As novas aeronaves jordanianas serão equipadas com um sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR), console de operador, sistema de rádio aprimorado, radar de vigilância terrestre, datalink de vídeo e iluminação compatível com visão noturna. A IOMAX não forneceu detalhes específicos do sistema, nem disse quando a aeronave modificada será entregue à RJAF.
Atualmente a RJAF opera uma frota de seis C208B Grand Caravan, convertidos em plataformas ISR e designados RC208B. Recebidos a partir de 2010, eles são operados pelo 15th Squadron, sediado na Base Aérea King Abdullah II.
Da mesma forma que ocorreu na aquisição das seis primeiras aeronaves, cujo negócio não foi divulgado publicamente antes da entrega, a adição dessas duas novas aeronaves também não teve anúncio até esta declaração da IOMAX.
@FFO