Fabricante chinesa apresenta motores com controle de vetorização de empuxo. A empresa estatal Aero Engine Corp of China (AECC) apresentou publicamente pela primeira vez seus motores turbofans, incluindo uma versão com bocal exaustor com controle de vetorização de empuxo 2D. A exibição ocorreu durante o Airshow China 2022, realizado em Zhuhai, província de Guangdong, no sul do país.
Foram expostas cinco variantes dos motores da série Taihang, que de acordo com a AECC, foram melhorados com atualizações que aumentaram sobremaneira seu desempenho, confiabilidade, segurança, capacidade furtiva, potência, resistência e vetorização de empuxo, entre outros fatores.
Especialistas ouvidos pelo Global Times, disseram que esses motores poderão fornecer às aeronaves, particularmente caças, maiores capacidades de manobras em combates. Isso reflete o rápido desenvolvimento do setor de motores aeronáuticos da China.
De acordo com a fabricante, os cinco motores Taihang levados para o Airshow China 2022, são destinados para equipar aeronaves diferentes. Um deles, em especial, chamaou a atenção de visitantes, por causa do seu bocal exaustor com controle de vetorização de empuxo 2D.
O controle de vetorização de empuxo pode melhorar muito a manobrabilidade de uma aeronave, particularmente um jato de combate. O empuxo do motor pode ser controlado para uma direção desejada, o que fornecerá muita vantagem em um combate, diise Wei Dongxu, um especialista militar chinês ouvido pelo Global Times.
Um motor aeronáutico com bocal exaustor com controle de vetorização é mecânica e estruturalmente mais complexo do que um motor convencional, e isso resulta em uma pequena perda natural de empuxo. O desenvolvimento de um motor turbofan nacional com um bocal de controle de vetorização 2D significa que o motor ainda tem potência suficiente para gerenciar a redução de empuxo, disse Wei.
Um bocal 2D geralmente tem melhor capacidade furtiva de radar e infravermelho do que um bocal 3D. Se fornecer a potência necessária, o motor de bocal 2D é uma opção geralmente melhor, disse Fu Qianshao, especialista em aviação militar chinesa, ao Global Times.
Em 2021, Li Gang, piloto de testes que realizou o primeiro voo do caça furtivo J-20, disse em uma entrevista à mídia que gostaria de ver o moderno caça com uma versão atualizada com motores com bocais de vetor de empuxo 2D.
Um caça J-10B, equipado com um motor de controle vetorial de empuxo 3D, foi apresentado em voo durante o Airshow China 2018. A fabricante de motores também apresentou neste ano uma versão do Taihang com controle de vetorização 3D.
A AECC também exibiu pela primeira vez no Airshow China 2022, o AEF1300, um motor turbofan com alto empuxo, alta taxa de desvio e baixo consumo de combustível. Ele é uma aposta da empresa para atender às demandas das grandes aeronaves construídas da China.
Como os drones estão desempenhando papéis importante na guerra moderna, a AECC também apresentou um motor turbojato de baixo custo para equipar este tipo de aeronave. Prevendo que futuramente as forças armadas utilizem enxames drones de alta velocidade, bem como drones-alvos, o custo de produção desse motor deverá ser inferior a 100 mil yuans, ou cerca de 14 mil dólares.
Fonte: Global Times
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