Textron entrega os dois primeiros T-6TH Texan II para a Tailândia. Os dois primeiros monomotores Beechcraft T-6TH Texan II da Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) foram entregues pela Textron Aviation no início deste mês. As aeronaves, designadas pela RTAF como Type 22, realizaram um longo voo de translado entre os Estados Unidos e a Ásia.
As aeronaves foram enviadas para a Tailândia com as matrículas norte-americanas provisórias N2773B (c/n PM-147 ), futuro F22-01/6 (Código Tático 01) e N2792B (c/n PM-148), futuro F22-02/65 (Código Tático 02).
A dupla decolou de Wichita (EUA) no dia 02 de novembro, e foi registrada passando por Sault Ste Marie, Val D’or e Goose Bay (ambos no Canadá) e depois para Keflavik (Islândia), Glasgow (Reino Unido), Turim (Itália) e Heraklion (Grécia). A rota posterior é desconhecida.
Em outubro de 2020, o governo tailandês e a Textron Aviation celebraram a assinatura de um contrato de US$ 162 milhões envolvendo a aquisição das 12 aeronaves de treinamento T-6TH Texan II, além de sistemas de treinamento para pilotos e profissionais de manutenção, um sistema de planejamento de missão, peças sobressalentes e equipamento de apoio em solo.
De acordo com informações prévias, a Textron deverá enviar as próximas dez aeronaves desmontadas para a 4ª Divisão Aérea da RTAF na Base Aérea de Nakhon Pathom, onde fica a Escola de Treinamento de Voo de Kamphaeng Saen, onde substituirão os antigos Pilatus PC-9.
@FFO