EUA venderá US$385 milhões em armas para Omã. A Defense Security Cooperation Agency (DSCA), notificou o Congresso de uma potencial venda militar estrangeira (Foreign Military Sale — FMS) de um lote de AGM-154 Joint Standoff Weapons (JSOW) para Omã. O valor estimado da venda potencial é de aproximadamente US$ 385 milhões, incluindo equipamentos associados. Já foi aprovado pelo Departamento de Estado dos EUA.
Como parte do acordo, os EUA entregarão um total de 48 mísseis AGM-154C JSOW, juntamente com mísseis de treinamento aéreo e cativos, e sistemas de treinamento. O Governo de Omã também solicitou o fornecimento associado de sistemas de planejamento de missão e suporte de integração, suporte de teste, segurança e treinamento de armazenamento de munições, ferramentas e equipamentos de teste, peças de reposição/reparo, equipamentos de apoio, bem como treinamento de pessoal.
A Raytheon Missiles and Defense foi selecionada como a principal contratada para a venda proposta. Com o JSOW, a Força Aérea Real de Omã aumentará suas capacidades para proteger as fronteiras, o espaço aéreo e as águas territoriais do país. Os AGM-154C devem ser usado pelos F-16C/D Block 50 da Royal Air Force of Oman (RAFO).
@CAS