AIM-120C-8 AMRAAM para os F-16 e F-35 da Bélgica. A Defense Security Cooperation Agency (DSCA) notificou o Congresso Americano de uma potencial venda militar estrangeira (FMS – Foreign Military Sales) de um lote de mísseis ar-ar Raytheon AIM-120C-8 AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile) e equipamentos associados para a Bélgica. Avaliada em aproximadamente US$ 380 milhões, a venda potencial já foi aprovada pelo Departamento de Estado dos EUA.
O acordo permitirá que a Bélgica compre gradualmente até 120 mísseis AIM-120C-8 AMRAAM e Mísseis de Treinamento (CATM — Captive Air Training Missile). Além disso, o governo belga solicitou contêineres do AIM-120C, além de acessórios, peças de reposição, software classificado, suporte e apoio logístico do fabricante.
O principal contratado é a Raytheon Missile Systems. Os mísseis e equipamentos relacionados solicitados sob esse FMS apoiarão e atualizarão a frota existente de aeronaves F -35 Lightning II e os F -16AM/BM.
Em um comunicado, a DSCA disse: “Esta venda proposta apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos EUA, melhorando a segurança de um aliado da OTAN, que é uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico na Europa. A proposta de venda deste equipamento e suporte não alterará o equilíbrio militar básico na região”.
@CAS