Cinco mortes em acidente com Caravan da Força Aérea Venezuelana. Cinco militares da Força Aérea Venezuelana, ou Aviación Militar Bolivariana (AMB), morreram a queda de um monomotor Cessna C208B Grand Caravan no último domingo (06/11). A aeronave do Grupo de Transporte Aéreo nº 9 “Tucanes”, matrícula 0956, caiu após decolar do Aeroporto Cacique Aramare, no sul do país.
Em comunicado, o Ministro da Defesa, General Vladimir Padrino López, disse que a aeronave caiu a cerca de três quilômetros da Base Aérea José Antonio Páez, no estado do Amazonas, enquanto realizava uma missão de treinamento de voo.
Morreram na queda do C208B o Capitão José Castillo Tovar (piloto), Capitão Jefferson Aular (piloto), Primeiro Tenente Roberto Aponte, TenenteSantiago Collado e Tenente José Rivas. O avião caiu nos arredores de uma área turística conhecida como Culebra, por volta das 06h56 (hora local).
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ordenou a abertura de investigações para determinar as possíveis causas do acidente, bem como fornecer todo o apoio necessário aos familiares dos falecidos.
“Junto-me ao luto da família militar da Venezuela, diante da perda irreparável de cinco valentes oficiais de nossa Aviação Militar Bolivariana, que estavam em uma missão de voo. Envio minhas condolências às suas famílias, reiterando todo o meu apoio”, disse Nicolás Maduro, em um comunicado realizado no Egito, onde participa da COP27.
Criado em 2006 por decreto presidencial, o Grupo de Transporte Aéreo nº 9 é responsável por atender às necessidades de transporte aéreo da população que habita a extensa região que representa quase 60% da área terrestre do país, especificamente nos estados do Amazonas , Bolívar, Delta Amacuro e Sul de Apure.
“A Amazônia está de luto. A tristeza nos domina. Hoje uma aeronave do Grupo 9 da Aviação Bolivariana caiu no solo e infelizmente não houve sobreviventes”, postou o governador do estado, Miguel Rodríguez, em sua conta no Twitter. O Grupo 9 tem como foco o atendimento às comunidades indígenas da região amazônica.
@FFO