Indonésia F-15ID: falta de recursos preocupa a Boeing. A proposta de venda da Boeing Co. de 36 novos caças F-15 e equipamentos para a Indonésia atingiu um obstáculo importante: falta de orçamento. Executivos da Boeing foram a Jacarta na emana que passou para discutir o assunto com autoridades do governo da Indonésia, visando encontrar uma solução, e assim, evitar o cancelamento ou adiamento da compra.
Vale lembrar que o país asiático havia feito uma ousada compra no início deste ano, ao anunciar em fevereiro que a compra de 42 Dassault Rafale e 36 Boeing F-15ID para substituir os antigos Lockheed Martin F-16, bem como os russos Sukhoi Su-27 e Su-30 na Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara (TNI-AU) ou Força Aérea da Indonésia. Foi um movimento ousado e ao mesmo tempo dois negócio bilionários.
Passados mais de oito meses, a Boeing está preocupada com a capacidade da maior economia do Sudeste Asiático de financiar a compra US$ 13,9 bilhões, aprovada em 10 de fevereiro de 2022 pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA). Este montante inclui US$ 9,5 bilhões referente as aeronaves e aproximadamente US$ 4,4 bilhões em equipamentos relacionados.
As reuniões terminaram sem um resultado conclusivo, o que significa que os planos para assinar o acordo antes do final deste ano serão provavelmente adiados. Geopoliticamente, a ordem é vital para os interesses nacionais dos EUA, pois reforçaria um de seus principais parceiros na região. Um porta-voz da Boeing disse que continua tendo “conversas significativas e produtivas com membros seniores” da TNI-AU e do Ministério da Defesa e acredita em uma solução. Além dos US$ 13,9 bilhões com a Boeing, a Indonésia no início assinou um contrato com a Dassault Aviation SA para 42 Rafales avaliado em US$ 8,1 bilhões.
No final do mês passado, o ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, disse que as negociações com a Boeing estão em andamento, mas preveniu sobre desafios em torno do financiamento. “Pedimos claramente que possamos pagar em prestações; não podemos fazer tudo de uma vez”. O impasse no entanto não estaria só em “parcelar” os F-15ID, mas em questões de garantias de pagamento e do financiamento, visto que a Indonésia, assim como vários países, passa por uma crise econômica fruto da pandemia de COVID-19 e de uma inflação mundial, que projeta números desfavoráveis nos próximos anos. Isto cria uma expectativa de dúvidas para a obtenção do financiamento e sua correspondentes garantias.
Para a Indonésia, a compra do F-15 faz parte dos esforços para modernizar suas forças armadas. O Governo da Indonésia solicitou a compra de até 36 F-15ID; 87 motores F110-GE-129 ou F100-PW-229 — (72 instalados, 15 sobressalentes); 45 Radares AN/APG-82(v)1 Advanced Electronicly Scanned Array (AESA) — (36 instalados, 9 sobressalentes); 45 AN/ALQ-250 Eagle Passive Active Warning Survivability Systems (EPAWSS) — (36 instalados, 9 sobressalentes); 48 Advanced Display Core Processor (ADCP) II (36 instalados, 12 sobressalentes); 80 Joint Helmet Mounted Cueing Systems (JHMCS) — (72 instalados, 8 sobressalentes); 92 Sistemas de Posicionamento Global (GPS)/Sistema de Navegação Inercial (EGI) integrados; 40 pods de navegação AN/AAQ-13 LANTIRN – (36 instalados, 4 sobressalentes); 40 AN/AAQ-33 Sniper Advanced Targeting Pods (ATP) — (36 instalados, 4 sobressalentes); 156 lançadores LAU-128 — (144 instalados, 12 sobressalentes); e 40 canhões M61A Vulcan – (36 instalados, 4 sobressalentes).
A lista também inclui pods ACMI e equipamentos de apoio; Pods de reconhecimento MS-110; AN/ASG-34; chaff e flare AN/ALE-47 e comunicações seguras e enlaces de dados, apoio logístico, treinamento e suporte ao cliente. A principal contratada é a Boeing Company, St. Louis, MO. Pela configuração e designação “ID” de Indonesian, o F-15ID será uma versão customizada para a Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara (TNI-AU) ou Força Aérea da Indonésia, baseada no F-15EX, que deve seguir os mesmo molde dos F-15QA (Qatar) e F-15SA (Saudi Arabian).
@CAS