ENAER apresentou o projeto do novo monomotor chileno Pillán II. O Ministério Nacional da Defesa do Chile (MND), em conjunto com a Empresa Nacional de Aeronáutica (ENAER) e a Força Aérea Chilena (FACh), apresentou na semana passada o projeto Pillán II. O novo monomotor de treinamento básico será o sucessor do atual T-35 Pillán, em serviço na FACh desde 1985.
De acordo com o MD chileno, o Projeto Pillán II permitirá a retomada de fabricação de aeronaves pela empresa estatal ENAER. A nova aeronave terá design baseado no seu antecessor, porém será produzida com materiais compostos. A cabine de comando contará aviônicos modernos e instrumentos digitais no conceito “glassccockpit”.
“O Pillán II é um projeto completamente novo, que terá uma cabine moderna e adaptada aos padrões atuais, que permitirá aos pilotos uma fácil transição para as atuais aeronaves operacionais da FACh. Este é um projeto muito importante para o nosso país, porque também vai criar empregos e fortalecer a indústria aeronáutica nacional”, disse a Ministra da Defesa Nacional Maya Fernández.
O governo chileno irá investir em oito anos cerca de US$ 142 milhões para o desenvolvimento do projeto e a produção das 33 aeronaves encomendadas pela FACh. Este valor envolve a ainda o fornecimento de equipamentos de apoio em solo, simulador de voo e sistemas de planejamento de missão, entre outros dispositivos. Pelo contrato, a ENAER oferecerá suporte técnico para as aeronaves durante sua vida útil, estimada em 30 anos.
“Este projeto é essencial para a FACh porque nos permitirá ter uma geração de novos pilotos treinados em uma moderna aeronave que estará no auge da mais alta tecnologia em todo o mundo. O Pillán II nos permite substituir os nossos atuais T-35 Pillan, em operação a quase 40 anos”, disse o General Arturo Merino, Comandante-em-Chefe da FACh.
O voo inaugural do protótipo do novo Pillán II é esperado para 2025, com as entregas das aeronaves à FACh devendo ocorrer entre 2027 e 2030. A ENAER também deverá oferecer o novo avião de treinamento para outros países, especialmente os que operam a atual versão T-35 Pillán como a República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Panamá, Paraguai e Espanha.
Estima-se que atualmente a FACh tenha uma frota operacional com cerca de 30 treinadores T-35A/B Pillán, todos remanescentes da encomenda de 48 unidades recebidas entre 1985 e 1991.
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