Austrália decide adquirir novos C-130J Super Hércules. O Ministério da Defesa da Austrália (MoD) anunciou hoje (01/11) seus planos para substituir a atual frota de doze C-130J-30 Hercules da Real Força Aérea Australiana (RAAF). As atuais aeronaves, recebidas a partir de 1999, serão substituídas por uma nova e ampliada frota de Lockheed Martin C-130J Super Hércules.
Em comunicado, o MoD identificou que o novo C-130J representa a única opção que atende a todos os requisitos de capacidade da Austrália, e garante a capacidade de mobilidade aérea da Defesa sem introduzir riscos substanciais de elevados custo, atrasos no cronograma e baixa capacidade. A renovação da frota de transporte da RAAF atende aos requisitos do Projeto AIR 7404 Fase 1 para 2023.
Atualmente a RAAF opera uma frota de transporte que contabiliza doze C-130J-30, todos reunidos no 37 Squadron “Foremost” sediado na Base Aérea de Richmond, além de dez C-27J do 35 Squadron “Adept”, da Base Aérea deAmberley.
O ministério disse vários concorrentes foram analisados, tendo recebido informações sobre todas as opções de aeronaves de transporte deste porte, atualmente disponíveis no mercado mundial. Dentre os concorrentes estavam o europeu Airbus A400M Atlas, o brasileiro Embraer C-390 Millennium e o japonês Kawasaki C-2.
“A Defesa busca uma aeronave de baixo risco para substituição, certificada em todas as capacidades, comprovada e acessível, que atenda às necessidades de mobilidade aérea da Austrália. Os princípios do projeto incorporaram as lições aprendidas nas aquisições de defesa anteriores, bem como a experiência em serviço com a atual frota C-130J”, complementou o MoD Australiano.
O número de novas aeronaves C-130J Super Hércules que serão adquiridas ainda não foi divulgado. Foi relatado que algumas aeronaves-tanque KC-130J também poderão estar sendo consideradas.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO