Marinha dos EUA libera parcialmente as operações dos T-45C Goshawk. O Comando de Aviação da Marinha dos Estados Unidos (NAVAIR) divulgou hoje (01/11) a retomada das operações dos T-45C Goshawk, após uma paralisação temporária dos voos por medidas de segurança iniciada em 14 de outubro. Todos os 193 jatos T-45C Goshawks foram retirados de voo após a descoberta de uma falha em algumas lâminas (blades) dos motores.
De acordo com o Comando de Aviação Naval dos EUA (NAVAIR), a análise de engenharia revelou que um subconjunto de pás do motor dos T-45C não atende às especificações do motor fabricado pela Rolls Royce. As aeronaves equipadas com subconjuntos de lâminas dos motores que não atendem às especificações do fabricante permanecerão aterradas. Os T-45C liberados para operação estão em conformidade com as especificações técnicas.
“O processo de retorno às operações é baseado na análise de engenharia da NAVAIR, sendo a decisão mais importante a segurança de nossos aviadores. As aeronaves que estamos liberando estão verificadas”, disse o Contra-almirante Richard Brophy.
Para as aeronaves que permanecerem paradas, a NAVAIR e a Rolls Royce continuam analisando dados de engenharia para resolver a questão das blades. Durante esse período, as Alas Aéreas e esquadrões de treinamento estão maximizando o treinamento em solo e simuladores.
O McDonnell Douglas T-45 Goshawk é o vetor para treinamento de operações em porta-aviões dos pilotos navais da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Desenvolvido pela McDonnell Douglas (atual Boeing) tendo como base o jato britânico British Aerospace Hawk, o T-45 substituiu os T-2 Buckeye e TA-4 Skyhawk. Entre 1991 e 2009 a McDonnell Douglas/Boeing produziu 221 unidades do Goshawk para o Comando de Aviação Naval dos EUA.
Fonte: NAVAIR
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