Ucrânia ataca com drones à Frota Russa do Mar Negro. A Rússia diz que drones aéreos e marítimos ucranianos kamikazes atingiram a sede de sua frota naval no porto de Sevastópol, na península da Crimeia, no Mar Negro, danificando pelo menos um caça-minas.
A maior cidade da Crimeia e sede da Frota do Mar Negro da Rússia acordou com explosões e fogo antiaéreo durante um ataque que as autoridades russas dizem incluir drones aéreos, acima de tudo, navios de superfície não tripulados (USV — Unmanned Surface Vehicles), ambos do tipo “suicidas” ou “kamikazes”, cujo objetivo era danificar a frota russa. O ataque foi efetivado a partir das 4h20 do dia 29 de outubro.
Desde então, as Forças Armadas da Ucrânia divulgaram imagens incríveis e supostamente tiradas a bordo de várias embarcações de superfície não tripuladas usadas no ataque. O vídeo mostra o suposto ataque a uma fragata russa e ao porto. Os USV parecem ter o mesmo design da misteriosa nave não tripulada encontrada perto de Sevastópol em setembro.
Autoridades russas alegaram que apenas um navio caça-minas foi levemente danificado enquanto todos os drones aéreos ucranianos foram destruídos. Eles também legam que “especialistas britânicos” estavam envolvidos, sem oferecer nenhuma prova. Autoridades russas instaladas na Crimeia ocupada a descrevem a ofensiva como “a mais massiva desde o início da operação especial”.
O Ministério da Defesa britânico (MOD) disse que a Rússia estava “vendendo falsas alegações de escala épica” se referindo a informações do MoD Russo que os britânicos teriam participado secretamente das ações.
Imagens com pouca luz mostram claramente a fragata da classe Almirante Grigorovich — um dos navios de guerra mais modernos e poderosos da Rússia, bem como o porto de Sevastópol. Há relatos de que o Almirante Makarov, supostamente o novo navio-Capitânia da Frota do Mar Negro, depois que o cruzador da classe Slava afundou em abril, foi danificado no ataque. Danos ao Almirante Makarov não podem ser confirmados agora, embora imagens com pouca luz do USV pareçam mostrar que ele se aproxima da fragata de mísseis, antes de passar para outro vídeo do porto e uma explosão.
Outro vídeo postado nas redes sociais, mostra um helicóptero russo Mi-8 ‘Hip’ atacando um alvo na costa, aparentemente um USV. Relatos da área mostram que os ataques foram intensos e seguiram pela manhã, mantendo as forças russas em alerta.
“Nove veículos aéreos não tripulados e sete drones marítimos autônomos estiveram envolvidos no ataque”, disse o Ministério da Defesa russo. “A ação rápida tomada pelas forças da Frota do Mar Negro destruiu todos os alvos aéreos”. Durante o ataque, no cais externo de Sevastópol, “quatro veículos marítimos não tripulados foram aniquilados pelas armas navais e pela aviação marítima da Frota do Mar Negro, e outros três foram destruídos no cais interno”, segundo ainda o Ministério da Defesa russo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS