Fragata alemã destrói drone com arma laser. A Marinha Alemã testou com sucesso uma arma a laser de alta energia a bordo de uma de suas fragatas da classe Sachsen pela primeira, vez durante um teste recente feito no Mar Báltico. De acordo com um comunicado da Rheinmetall, a fragata atacou os drones de perto da principal área de treinamento de Putlos situada no Báltico.
Durante o teste de tiro ao vivo, também foram verificadas as capacidades dos sensores eletro-ópticos e radares da arma. A Rheinmetall e a Marinha Alemã avaliaram a interação entre todos os componentes das armas, desde a aquisição do alvo até o engajamento. Os testes da arma a laser de alta energia continuarão até meados de 2023, com novos cenários para testar as capacidades do sistema. Todos os dados coletados nos testes permitirão aos desenvolvedores determinar o que ainda precisa ser feito para tornar a arma totalmente operacional.
A futura arma a laser de alta energia da Marinha Alemã está sendo desenvolvida em conjunto com as empresas Rheinmetall e MBDA Deutschland. Ele é projetado para engajar alvos na velocidade da luz, operando com alta precisão e minimizando os danos colaterais. A arma será capaz de se defender contra drones e enxames de drones inimigos.
Também será capaz de neutralizar lanchas, mísseis guiados e morteiros a curta distância. “Os principais componentes do demonstrador são realmente de alta tecnologia. É o resultado de longos anos de pesquisa. O desempenho impressionante dos efetores [laser] na proteção de combatentes de superfície contra ameaças de curto e muito curto alcance pode ser atribuído aos esforços conjuntos de todos os participantes do projeto”. — Thomas Baumgärtel, gerente de projeto.
As tarefas são basicamente divididas igualmente entre as duas empresas. O MBDA Deutschland lida com a detecção e rastreamento de alvos, o console do operador e a conexão do demonstrador de armas a laser ao sistema de comando e controle. A Rheinmetall é responsável pelo sistema de giro, pela orientação do feixe, pelo contêiner do demonstrador, bem como pela integração mecânica e elétrica do demonstrador no convés Sachsen e, finalmente, pela fonte de laser de alta energia, incluindo sua periferia.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS