Voou a versão atualizada do Sukhoi Su-57 Felon. A United Aircraft Corporation (UAC), conglomerado estatal aerospacial russo que reúne diversas empresas, divulgou nota informando que a versão atualizada do caça de quinta geração Su-57 Felon, realizou seu primeiro voo. Produzido pela Sukhoi Design Office, parte da UAC, o jato voou cerca de 56 minutos a partir do Aeroporto do Gromov Flight Research Institute, sob o comando do piloto de testes Sergey Bogdan, disse em nota.
De forma genérica, a nota da UAC disse que o Su-57 passou por aprimoramentos em alguns sistemas como o suporte inteligente à tripulação, além da implementação na capacidade para o uso de novos armamentos.
Além disso, o comunicado diz que a aeronave modificada “…também foi equipada com motor de segundo estágio…” , embora não esclareça mais detalhes como o modelo. A Sukhoi tem um projeto de substituição dos atuais motores NPO Lyulka-Saturn AL-41F1 por novos Izdeliye 30, no entanto, esse projeto teria sofrido inúmeros atrasos. O fabricante espera que o novo motor deve aumentar significativamente o desempenho.
Apesar dos desafios atuais, especialmente após o início do conflito na Ucrânia, o complexo aeronáutico militar russo mantém seu compromisso com o Su-57, cuja produção em série está progredindo lentamente com a previsão de entregar pelo menos quatro unidades nos próximos meses. Em maio deste ano, haviam dez protótipos ou pré-séries e seis aeronaves de produção.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO