VÍDEO: Su-27 ucraniano persegue míssil de cruzeiro russo. Desde o ataque à ponte Kersh, que interliga a península da Crimeia ao território da Rússia no último dia 08 de outubro, Moscou tem implementado uma forte ofensiva contra a Ucrânia, realizando de ataques diários com drones suicidas e mísseis de cruzeiro, em especial o KH-101.
Diariamente imagens desses ataques são publicadas nas redes sociais, e mostram desde a destruição dos locais atacados, até flagrantes de drones e mísseis de cruzeiro passando sobre cidades e vilarejos voando rumo aos seus alvos. Muitos desses objetos são neutralizados antes de atingir seus objetivos, seja por baterias anti-aéreas ou por caças da Força Aérea Ucraniana, como mostram as imagens a seguir:
Alguns vídeos, como o a seguir, são realmente impressionantes! Neste caso em especial, o autor flagrou o momento da passagem de um míssil de cruzeiro KH-101 sobre uma área habitada e, logo atrás dele, um caça-bombardeiro ucraniano Sukhoi Su-27 claramente em sua perseguição.
Especialistas sugerem que, pela proximidade, o piloto da Força Aérea Ucraniana estaria tentando derrubar o míssil com os canhões de 30 mm do Su-27, ou até mesmo bloquear o sistema orientação e navegação do KH-101, utilizando os equipamentos eletrônicos embarcados no seu jato.
Cabe ressaltar que esses vídeos não foram checados, mas são distribuídos por diversas fontes nas redes sociais, algumas mantidas por especialistas e pesquisadores no assunto. Por sual vez, a Força Aérea Ucraniana (UAF) divulga regularmente os números de drones e mísseis destruídos diariamente: