Acidente com F-35A da USAF. Um caça F-35A operado pela 388th Fighter Wing da USAF, caiu ontem (19/10), próximo da Base Aérea de Hill, em Utah, enquanto retornava de um treinamento de rotina. O acidente ocorreu por volta das 18h15 (horário local), e piloto ejetou com segurança e foi levado para um centro médico local para exames.
Em Hill AFB (código de cauda “HL”) estão baseadas duas Alas de F-35A, a 388th e a 419th.
“Voar aeronaves militares é um trabalho de risco que todos aceitamos quando entramos para a Força Aérea. Acidentes acontecem. Esta noite, em primeiro lugar, estamos agradecidos por nosso piloto ter conseguido sair da aeronave e estar bem”, disse o Coronel Craig Andrle, Comandante da 388th FW, em entrevista.
Utilizando suas redes sociais, a Base Aérea de Hill e a 388th FW pediram para que testemunhas que viram o acidente ou que possam ter encontrado destroços relacionados para entrar em contato através dos seus meios de comunicação. Eles disseram que a causa do acidente era desconhecida e que será investigada.
Momen jatuhnya pesawat tempur Lockheed F-35A Lightning II Angkatan Udara AS hari ini tertangkap kamera pengintai yang dipasang di sebuah gedung dekat Hill AFB di Utah. pic.twitter.com/nyIPwLXHfU
— MAS🌏 (@budiMT) October 20, 2022
O vídeo de uma câmera de segurança obtido por uma agência de notícias local mostrou a aeronave colidindo com uma área montanhosa e explodindo em seguida. Vários vídeos e fotos postados nas redes sociais mostraram o incêndio que se seguiu. Os bombeiros estaduais disseram que o acidente causou um incêndio florestal em uma área do Departamento de Defesa.
🇺🇸 Avión de combate F-35A Lightning II se estrella en EE.UU.
— shitposting (@rafaelgrobinson) October 20, 2022
Un accidente aéreo con un avión de combate Lockheed F-35A Lightning II ocurrió hoy en Hill AFB en Utah, EE. UU. El piloto se eyectó. pic.twitter.com/dBNXNkPnAC
“Todos nós, como pilotos, buscamos mitigar quaisquer danos em solo, então eu sei que o piloto fez seu melhor esforço para evitar edifícios ou qualquer edificações antes da sua ejeção”, disse Andrle.
Emergency crews have been called out to Hill Air Force Base after an F-35 fighter jet crashed on the runway.
— KUTV2news (@KUTV2News) October 20, 2022
Video taken just moments after the crash.
🎥: Dave Laub via https://t.co/rfXQN8lDEa
MORE: https://t.co/UJrlMu33KG pic.twitter.com/0NTfrKFgIa
Este foi o sétimo acidente envolvendo o caça furtivo do Lockheed Martin F-35. Até agora foram perdidos dois F-35A da USAF, dois F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais, um F-35C da Marinha dos EUA, um F-35A do Japão e um F-35B da RAF.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO