UK estende o contrato para suporte ao SSPAR da RAF. A Serco foi contratada para continuar a dar suporte ao Solid-State Phased Array Radar (SSPAR) de estado sólido da Royal Air Force (RAF). Concedida pelo Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD), a extensão do contrato de três anos fará com que a empresa forneça serviços de manutenção, reparo e ajustes operacionais ao radar na RAF Fylingdales em North Yorkshire, Reino Unido.
O SSPAR na RAF Fylingdales faz parte do sistema de alerta antecipado de mísseis balísticos que impede ataques de mísseis surpresa. O sítio radar de North Yorkshire é responsável por fornecer serviço de alerta antecipado de mísseis balísticos aos governos do Reino Unido e dos EUA para impedir ataques de mísseis surpresa. A RAF Fylingdales também faz parte do braço operacional do Comando Espacial do Reino Unido. Além disso, o contrato inclui o fornecimento de serviços de manutenção de instalações e sistemas de hardware, serviços de gerenciamento de projetos, suporte a atividades analíticas e de treinamento e serviços para outros sistemas de suporte à vida.
O diretor administrativo interino de negócios de defesa da Serco UK, Keith Hillas, disse: “Estamos aqui há muito tempo e o trabalho que nos foi confiado é uma parte importante da segurança nacional do Reino Unido. Estamos orgulhosos e privilegiados por oferecer nosso serviço contínuo ao MOD e ao Departamento de Defesa dos EUA no suporte a esse ativo crítico. Empregamos uma equipe técnica e de engenharia altamente qualificada e especializada que é parte fundamental do trabalho de alta tecnologia da Serco no domínio aéreo e espacial”.
O contrato inicial de apoio à operação e manutenção foi adjudicado em abril de 2014. Era válido por um período de seis anos. A última prorrogação foi concedida sob a segunda de duas opções de contrato de três anos, exercidas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido. Com todas as opções exercidas, o contrato valerá de 2023 a 2026. O sistema SSPAR tornou-se operacional em outubro de 1992 e substituiu os antigos radares rotativos, que foram instalados dentro de grandes radomes de proteção.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS