Voa o 1º Leonardo AW609 Tiltrotor de produção. O programa tiltrotor Leonardo AW609 estabeleceu um novo e importante marco com voo inaugural da primeira aeronave de produção voo inaugural. A aeronave AC5 decolou na Filadélfia em 13 de outubro, para m voo de teste de maneabilidade e verificação de sistemas.
Este tiltrotor apoiará a avaliação e expansão da capacidade da missão à medida que o programa se aproxima da certificação. As aeronaves de produção de três clientes estão na linha de montagem final na Filadélfia.
Esta primeira aeronave do bloco de produção se junta a um protótipo baseado nos EUA e mais dois localizados na Itália, todos atualmente envolvidos nas últimas etapas das atividades de testes antes da certificação da Federal Aviation Administration(FAA). O AC5 será empregado pela Leonardo para demonstrações a clientes, avaliação e expansão da capacidade da missão. Atualmente, três aeronaves de produção de clientes estão no linha de montagem final dedicada em vários estágios de construção na Filadélfia.
“Esta incrível conquista se soma a vários marcos para o programa AW609 no ano passado, por meio de seu progresso técnico e durante suas aparições públicas. Juntos, isso atesta o nível de maturidade que este programa inovador alcançou e nossas credenciais para sermos pioneiros no domínio emergente de helicópteros rápidos. Agradeço à nossa equipe integrada de pessoas qualificadas e comprometidas em nossas geografias por tornar tudo isso possível, à medida que continuam trabalhando para a certificação”. — Gian Piero Cutillo, MD Leonardo Helicopters.
No início deste ano, o cliente de lançamento do AW609 nos Estados Unidos, o Bristow Group, participou de um voo de demonstração na Filadélfia, um marco importante, já que Leonardo e Bristow colaboram para colocar a aeronave AW609 em serviço. Além disso, em março de 2022, a base de usuários do AW609 foi expandida ainda mais com a adição de um operador europeu de helicópteros da Leonardo, não divulgado, cujo objetivo será introduzir quatro tiltrotors para realizar uma série de missões de transporte de passageiros, apoiando suas operações ponto a ponto no mundo todo.
O AW609 se destaca por fornecer transporte rápido ponto a ponto em longas distâncias, seja conectando centros de cidades ou fornecendo acesso oportuno a locais remotos. Ele pode transportar até nove passageiros no conforto de uma cabine pressurizada, transformando viagens particulares e de negócios, EMS, SAR, operações offshore e de patrulha, atendendo tanto aos setores privado quanto governamental. Até o momento, o programa registrou quase 1.900 horas de voo nos EUA e na Itália.
Os usuários receberão suporte abrangente e pacotes de treinamento, principalmente sediados na nova Academia de Treinamento da Leonardo na Filadélfia. Inaugurado em 2021, ela hospeda o primeiro simulador de voo completo AW609 do mundo.
Fonte: Leonardo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS