Exército Espanhol moderniza seus helicópteros NH90. Os helicópteros NH90 que equipam a frota do Batalhão de Helicópteros de Manobra III (BHELMA III) das Forças Aeromóveis do Exército de Terra Espanhol (FAMET) passarão por um processo de modernização e melhorias das suas capacidades.
entre as modificações estão o aumento do raio de ação das aeronaves, com a instalação de tanques auxiliares externos removíveis, instalados em suportes em cada lado da fuselagem. Apesar de aumentar o peso total da aeronave, esses tanques aumento significativamente a sua autonomia. Esses dispositivos seriam mais úteis em longos voos de translado ou deslocamento, uma vez que sua capacidade de carga útil ficaria afetada.
Além disso, os NH90 do BHELMA III estão recebendo novos sistemas de autodefesa, como a aquisição de metralhadoras belgas FNH MAG-58 de 7,62 mm. Essas armas já estão em processo de utilização, faltando apenas a homologação dos suportes de fixação nas portas laterais. As MAG-58 pesam muito menos do que os atuais FNH M-3 12,7 mm, que poderá ser usada alternadamente, de acordo com as necessidades da missão.
Atualmente a frota do BHELMA III está composta por 16 helicópteros NH90, já contando com as três aeronaves que regressaram da Missão de Treinamento da União Européia (EUTEM) no Mali. A FAMET espera receber entre 2024 e 2027 mais dez unidades NH90 adicionais, através de um segundo lote a ser adquirido pelo Ministério da Defesa espanhol junto ao fabricante Airbus Helicopters.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO
.