Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Resenha de notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil.
CIAAN qualifica militares pertencentes aos navios subordinados ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos
Em 08 de outubro, o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) enviou uma Equipe de Qualificadora ao NHoF “Alte Graça Aranha” (H-34), com a missão de qualificar a bordo militares pertencentes aos navios subordinados ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHO).
A qualificação dos militares se inicia com a realização do Curso Expedito de Equipe de Manobra e Crache a Bordo (C-EXP-EQMAN-A) nas instalações do CIAAN, sob a supervisão da Equipe de Qualificadora do CIAAN. A bordo do navio, a Etapa Complementar, é concluída ocasião em que os alunos tem a oportunidade de colocar em prática todos os ensinamentos aprendidos no curso.
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) prestou apoio com uma aeronave UH-12 (N-7085), possibilitando a realização das seguintes manobras: Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB), Içamento e Arriamento de Carga Leve (Pick-up) e o Transporte de Carga Externa (VERTREP: Vertical Replenishment).
Militares do GSAR do CIAAN realizam adestramento de Hi-Line
Militares do Grupo de Busca e Salvamento (GSAR) do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral (CIAAN) realizaram no dia 29 de setembro, adestramento de Hi-Line em embarcação de pequeno porte, nas proximidades da Praia Linda em São Pedro da Aldeia-RJ, utilizando a aeronave SH-16 Seahawk do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1).
O método Hi-Line foi desenvolvido para minimizar o tempo de exposição das aeronaves dentro da “curva do homem-morto”, facilitar a manutenção de referências pela tripulação e, principalmente, para evitar que quem esteja no guincho pendule e venha a atingir com intensidade alguma parte da embarcação ou da aeronave de interesse.
O adestramento foi realizado de forma a treinar a pior hipótese possível, considerando o caso de comunicações insatisfatórias e a inexistência de briefing prévio com os tripulantes da embarcação.
O exercício se reveste de especial importância, uma vez que incrementa as capacidades da Aviação Naval em cumprir as missões SAR em prol da salvaguarda da vida humana.
BAeNSPA assina contrato com Empresa Comercializadora Varejista Matrix Energia
A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) assinou, no dia 03 de outubro, contrato com a Empresa Comercializadora Varejista Matrix Energia, com duração de cinco anos, para o fornecimento de 22 Gigawatts-hora (GWh) de energia para o Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.
Conforme as orientações do Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), a BAeNSPA concluiu o processo que marca a sua entrada para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) de energia. A estimativa é uma redução de cerca de R$ 6 milhões em gastos com energia elétrica durante o período do contrato, se comparado com os valores praticados no mercado cativo (atendido pelas concessionárias).
Dessa forma, a Base se tornou a segunda Organização Militar das Forças Armadas a ingressar nessa modalidade, ambiente no qual grandes consumidores de energia escolhem seu fornecedor.
Em 2020, a Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) também concluiu um projeto-piloto de migração para o ACL na Marinha do Brasil, tendo alcançado números expressivos na redução de custos com energia elétrica durante os últimos anos.
A aquisição de energia na modalidade varejista, ambiente no qual a Empresa Comercializadora assume grande parte das obrigações do consumidor junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), reduz a burocracia e garante maior flexibilidade no consumo. A energia contratada será do tipo incentivada, proveniente de fontes renováveis do tipo eólica, solar e de pequenas centrais hidrelétricas. A Matrix Energia foi selecionada pela Marinha do Brasil por meio de um processo licitatório, realizado em maio de 2022.
O novo processo de aquisição de energia elétrica entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2023 e resultará em uma significativa economia de recursos financeiros para a MB.
Comando da Força Aeronaval recebe o Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais
O Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior recebeu, no dia 06 de outubro, a visita do Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Jorge Armando Nery Soares.
Durante a visita, o Almirante Armando teve a oportunidade de reunir os militares do Corpo de Fuzileiros Navais, lotados nas Organizações Militares que compõem o Complexo Aeronaval, para proferir uma breve mensagem no hangar do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1).
Na ocasião, o Almirante de Esquadra realizou voo na aeronave AF-1C, quando foram realizadas manobras de formatura básica e tática.
Estiveram presentes o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, o Imediato do CGCFN, Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Vasconcelos Tonini, o Chefe do Estado-Maior do ComForAerNav, Capitão de Mar e Guerra Luís Felipe Evangelista Araujo, além de titulares das Organizações Militares do Complexo Aeronaval.
Fonte: ComForAer
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO