SALITRE 2022: observadores do Canadá, México, Peru e Uruguai. A delegação de Observadores das Forças Aéreas do Canadá, México, Peru e Uruguai iniciou suas atividades no Multinational Air Exercise Salitre 2022. Na segunda-feira (17/10) os militares conheceram as Operações Aéreas Combinadas desenvolvidas pelas quatro Forças Aéreas e Espaciais das nações envolvidas no treinamento: Argentina, Brasil, Estados Unidos e Chile.
As delegações foram recebidas na Base Aérea Cerro Moreno pelo Diretor de Operações da Força Aérea Chilena e Adjunto Exdir de Salitre 2022, General de Brigada Aérea (A) Máximo Venegas Raggio, e pelo Comandante em Chefe da 5ª Brigada Aérea, General de Brigada Aérea (A) Pedro Nadeau Pavez.
O Observador da Real Força Aérea Canadense (RCAF), Major Sebastien Tremblay, destacou que “o trabalho é verificar o treinamento combinado que está sendo desenvolvido, o que permite uma troca de experiências entre as Forças Aéreas participantes”.
Depois de participar do Mass Briefing LIVEX LFE (Large Force Employment), a equipe da Força Aérea Mexicana (FAM), liderada pelo Coronel Félix Fernández, indicou que “o briefing foi muito completo e pudemos conhecer o Centro de Operações Aéreas Combinadas onde está sendo realizada a coordenação das operações.”
A equipe da Força Aérea Peruana (FAP), liderada pelo Coronel Eddy Salinas, disse que “é uma experiência magnífica participar pela primeira vez como Observador neste Exercício, que aumentará nosso conhecimento na participação em treinamentos multinacionais que nos permitirão unificar critérios para enfrentar ameaças comuns”.
Por sua vez, o representante da Força Aérea Uruguaia (FAU), Coronel Rubén Villagra, expressou que “para nossa Força Aérea é muito importante participar de Salitre. É um exercício que reúne os meios de comunicação mais importantes dos países que participam e que deve continuar a ser realizado, pois é importante para a confiança dos países”.
O Exercício Multinacional SALITRE 2022, organizado pela Força Aérea do Chile (FACH), é realizado entre os dias 10 e 21 de outubro nas bases aéreas de Cerro Moreno, em Antofagasta, e Los Cóndores, em Iquique, ambas no norte do Chile. O treinamento cumpre as doutrinas da OTAN e reúne dezenas de aeronaves e centenas de militares de das Forças Aéreas e Espaciais da Argentina, Brasil, Estados Unidos e Chile, além de Observadores Internacionais do Canadá, México, Peru e Uruguai.
Fonte: FACh/Salitre
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO