Um contrato de suporte avaliado em £ 76 milhões foi assinado pela Lockheed Martin e pelo F-35 Joint Program Office. O contrato Lightning Air system National Capability Enterprise (LANCE) fornecerá apoio adicional em manutenção, cursos de treinamento personalizados para os pilotos, equipe de solo e engenheiros e suporte logístico para frota de F-35 do Reino Unido.
O LANCE vai fornecer ao Reino Unido maior disponibilidade operacional, aumentará o número de horas de voo, ao mesmo tempo amplia a capacidade planejamento, treinamento e manutenção o que terá reflexo direto no número de missões.
“A Força Lightning é uma parte importante do Carrier Strike Group do Reino Unido e desempenha um papel central na proteção de nossos interesses em casa e no exterior. Este investimento ajudará a garantir que esta frota de classe mundial, e sua tripulação, estejam prontos para implantar onde e quando necessário.”
Ministro da Defesa do Reino Unido, Jeremy Quin
Com sede na RAF Marham, sede da UK Lightning Force, o investimento reflete o tamanho crescente da frota de F-35 do Reino Unido e criará e garantirá 172 empregos, principalmente na base de Norfolk. O contrato dará suporte por 25 meses, com opção por mais três meses. A maior parte do trabalho será realizada pela subcontratada BAE Systems.
O Reino Unido possui atualmente 21 F-35B, tendo recebido três novos jatos em 30 de novembro de 2020.
@CAS