736 Naval Air Squadron (736 NAS) é desativado. O 736 NAS será dissolvido oficialmente em 31 de março de 2022, como parte de uma redução ampla do BAE Hawk T1/T1A não só na Marinha Real (Royal Navy), mas também, na RAF (Royal Air Force). Inicialmente havia sido anunciado que 100sq (RAF Leeming), equipado com os Hawks, assumiria o papel de instrução e aggressor do 736 NAS. Porém, a nova realidade é que todos os Hawks T1/T1A britânicos da RAF e RN, exceto os dos Red Arrows, serão desativados no fim dese mês.
O 100sq também cessará as operações de voo Hawk T1, em 31 de março de 2022. Com isto o MoD Britânico decidiu retirar todas as aeronaves Hawk T1 de serviço nesta data – 31 de março, com exceção das atribuídas a Royal Air Force Aerobatics Team (RAFAT) “Red Arrows“, que devem ficar em serviço até 2030.
Para comemorar isso, a Marinha Real está planejando um voo de despedida na quinta-feira, 17 de março de 2022. Um número não divulgado de jatos Hawk T1 decolará do RNAS Culdrose por volta das 15h30, hora local, e percorrerão a costa sul. Espera-se que eles realizem sobrevoos sobre Plymouth (15h40), RNAS Yeovilton (15h:55), Bournemouth (16h05) e Portsmouth (16h15), antes de seguir para o norte, para Prestwick, onde deverão pousar logo após as 17h, horário local, para pernoite.
Na sexta-feira, 18 de março de 2022, os jatos continuarão a sua turnê de despedida. Isso acontecerá às 11h, hora local, onde eles passarão sobre a RAF Valley (11h25), Pembrey (11h50) e Newquay (12h). Por volta das 12h15, os Hawks devem pousar de volta ao RNAS Culdrose, encerrando com a carreira do treinado na unidade e na RN. O 736 NAS foi reativado em 2013 equipado com os BAe Hawk T1/T1A do Fleet Air Arm, atuando como o esquadrão ‘Adversário’ da Marinha Real. Desde que o esquadrão foi reativado, ele apoiou vários exercícios no Reino Unido como unidade adversária.
O tour iniciou dia 17 sendo feito por três Hawk T1 matriculados X281, XX324 e XX329/CU que no dia 18 regressaram, como previsto, a NAS Culdrose.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS