Israelense BlueBird Aero entrega de 100 UAV VTOL para um cliente europeu. A BlueBird Aero Systems, empresa da Israel Aerospace Industries (IAI), concluiu a entrega de 100 aeronaves não tripuladas (UAV) WanderB-VTOL, para um cliente europeu. A informação foi divulgada nesta terça-feira (15/06), e é parte de um contrato que envolve mais de 150 WanderB-VTOL e ThunderB-VTOL.
Este é o maior número de UAVs de decolagem e pouso vertical (VTOL), entregues de uma única vez, para qualquer cliente no mundo. Apesar das restrições impostas pela COVID-19, o processo foi concluído dentro do cronograma previamente acordado com o cliente.
“Estou animado para comemorar com este marco importante. A BlueBird está entregando um produto que fornece uma solução única para os desafios operacionais do cliente. Estou confiante de que a BlueBird, com a colaboração da IAI, desenvolverá futuros sistemas táticos UAV VTOL mais sofisticados”, disse Moshe Levy, EVP e Gerente Geral da Divisão de Aeronaves Militares da IAI, e Presidente do Conselho da BlueBird.
A transação reflete uma tendência emergente global de UAVs VTOL, que fornecem benefícios importantes para aplicações terrestres e marítimas, pois combinam as vantagens de um drone de asas fixas, como alcance, autonomia, velocidade, área de cobertura, etc, com as vantagens de um helicóptero nas decolagens e pousos verticais.
“Os sistemas VTOL da BlueBird fornecem inteligência vital e consciência situacional em tempo real para unidades de infantaria, blindadas, artilharia e forças especiais, servindo como os seus ‘olhos no céu’, em um campo de batalha moderno. Os sistemas foram testados em condições ambientais extremas e atendem às necessidades operacionais do usuário final, proporcionando-lhes vantagens operacionais significativas. Mais uma vez, nossa liderança em soluções VTOL de ponta está preparando o terreno para UAVs táticos de próxima geração”, disse Ronen Nadir, fundador e CEO da BlueBird.
A aquisição de 50% da BlueBird Aero Systems pela IAI – Israel Aerospace Industries, foi recentemente aprovada pelo governo israelense, e a parceria está explorando o potencial dessa tendência emergente. Nos últimos anos, a BlueBird desenvolveu várias plataformas VTOL avançadas, e espera-se que a combinação de ativos e capacidade de ambas empresas, produza soluções operacionais inovadoras adicionais no mercado.
Sobre a BlueBird Aero Systems
Fundada em 2002, a BlueBird é especializada em design, desenvolvimento e produção de equipamentos periféricos e sistemas aéreos não tripulados (UAS) táticos, e oferece soluções excepcionais comprovadas em campo para atender as necessidades dos mercados militar, de segurança e civil. Desde 2006, os avançados UAV da BlueBird estão operando em todo o mundo, e já realizaram mais de 57.000 surtidas operacionais em áreas abertas, bem como em cenários urbanos, militares, segurança, manutenção da paz, conflito de baixa intensidade, segurança, gestão de desastres, aplicação da lei, busca e salvamento e comerciais.
@FFO