7 de setembro de 1906: Santos Dumont demonstra seu patriotismo. Em 7 de setembro de 1906, Alberto Santos Dumont, patriótico brasileiro, fez história ao tentar realizar um dos voos mais icônicos da aviação mundial. No Campo de Bagatelle, nos arredores de Paris, atraiu as atenções ao tentar voar com seu aeroplano 14-Bis em homenagem ao Brasil.
Famoso por seus feitos anteriores, Santos Dumont já havia impressionado o mundo com a conquista do Prêmio Deutsch de la Meurthe em 1901, com o dirigível nº 6 e a apresentação do 14-Bis. A tentativa de voar no dia 7 de setembro demonstrou sua capacidade e engenhosidade ao projetar e construir máquinas voadoras controláveis, contribuindo significativamente para os avanços subsequentes na aviação.
Ao tentar subir aos céus no dia em que comemora-se a Independência do Brasil, Santos Dumont demonstrou seu patriotismo e se tornou um exemplo de perseverança, engenhosidade e coragem. Seus feitos pioneiros com o 14-Bis impulsionou a busca pelo voo controlado e motorizado, abrindo caminho para o desenvolvimento de aeronaves modernas que hoje percorrem os céus ao redor do mundo.
O Suboficial Mauricio Inácio da Silva, historiador do Museu Aeroespacial (MUSAL) da Força Aérea Brasileira (FAB), comenta sobre o patriotismo do Pai da Aviação. “O Genial inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, mundialmente conhecido, sempre demonstrou o seu amor por sua Pátria e nesse dia 07 de setembro de 2023, a FAB traz o fato acontecido em 07 de setembro de 1906. Quando o Patrono da Aeronáutica Brasileira, realiza a tentativa do voo com o 14-Bis. Não quis o nosso Deus que a vitória acontecesse nessa data, deixando o triunfo, para o dia 23 de outubro de 1906, que futuramente seria considerado o dia do aviador”, conclui.
* Adaptado do texto original da Força Aérea Brasileira
@FFO