• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

6ª Divisão do Exército realiza treinamento avançado com mais de 2 mil militares no RS

30 de outubro de 2025
6ª Divisão do Exército realiza treinamento avançado com mais de 2 mil militares no RS. Fotos: EB.
6ª Divisão do Exército realiza treinamento avançado com mais de 2 mil militares no RS. Fotos: EB.

6ª Divisão do Exército realiza treinamento avançado com mais de 2 mil militares no RS. A 6ª Divisão de Exército (6ª DE) realizou no Rio Grande do Sul a Operação Passo da Pátria, que reuniu mais de 2 mil militares e 310 viaturas.

Durante uma semana, a operação de treinamento avançado contou com a participação da Artilharia, da Infantaria, da Engenharia, da Inteligência e da Polícia do Exército, para a integração de diversas capacidades.

Encerrada na sexta-feira (24), a atividade ocorreu no Campo de Instrução de Butiá, na cidade de mesmo nome, e em áreas da região compreendida entre os municípios de São Jerônimo, Butiá, Minas do Leão e Rio Pardo.

A Operação simulou um conflito entre dois países, denominados “Azul” e “Laranja”, que enfrentavam problemas políticos. O objetivo do efetivo empregado era realizar a defesa do país Azul, com tropas de natureza blindadas, mecanizadas e motorizadas.

Conforme o Oficial de Operações E3 da 6ª DE, Tenente-Coronel Diego Pinto Alencar, a operação teve extrema importância porque desenvolveu o preparo e a prontidão da 6ª Divisão do Exército, por meio do trabalho conjunto das funções de combate.

Várias atividades foram realizadas a partir do desenvolvimento da ação planejada. Reconhecimentos aéreos, ligação da aviação do Exército com tropas de cavalaria mecanizada, trabalho da engenharia militar e estratégias da defesa antiaérea fizeram parte da evolução da operação. 

O ponto auge do exercício aconteceu na na quinta-feira (23), quando foi executada a execução de tiro real de artilharia calibre 105 mm e de morteiro pesado 120mm. Em seguida, uma ação de contra-ataque, com a participação da aviação do Exército finalizou a operação. 

 Participaram da Operação Passo da Pátria, a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, orgânicas da divisão, e outros elementos como a Artilharia Divisionária (AD/3), Aviação do Exército (1º BAvEx), 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), 1º Batalhão de Inteligência Militar (1º BIM) e 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE).

Fonte: Exército Brasileiro

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login