

61° Stormo dá adeus ao T-339A e as boas-vindas ao T-345A. No dia 12 de junho, o aeroporto militar de Lecce-Galatina, Itália, foi palco de um momento histórico para a Aeronautica Militare Italiana (AMI): a despedida do lendário Aermacchi T-339A que foi substituído pelo Leonardo T-345A.

Após quase 45 anos de atividade e mais de 340.000 horas de voo dedicadas ao treinamento e formação de pilotos milhares italianos e estrangeiros, o “Macchino” – como era carinhosamente chamado, se despediu pela última vez da pista que o viu como o grande protagonista do 61º Stormo (61ª Ala).

Um evento de forte valor simbólico que marcou o fim de uma era e o início de um novo capítulo para o treinamento de voo das Forças Armadas. O T-345A, designação militar italiana do Leonardo M-345, está pronto para assumir este importante legado, deixado pelo T-339A, designação da AMI para o Aermacchi MB-339. Será mais um passo no processo de modernização da cadeia de educação e treinamento de pilotos militares. O M-345, fabricado pela Leonardo, em Venegono Superiore (Varese, Itália), entroua oficialmente em serviço com o 61º Stormo.

Durante o dia, além da passagem simbólica do bastão em voo e em solo entre as aeronaves que partiam e chegavam, houve também uma exposição estática de aeronaves, uma galeria de fotos e diversas áreas de exposição.

Estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, General de Esquadrão Aéreo Antonio Conserva, o Comandante das Escolas/3ª Região Aérea, General de Esquadrão Aéreo Silvano Frigerio, os pilotos, oficiais técnicos em manutenção militares e civis – tanto da ativa, como aqueles que já deixaram as Forças Armadas – que voaram e operaram o T-339 “Alfa” neste quase meio século de atividade na base aérea de Lecce.

Com a descontinuação do T-339A e a introdução do novo T-345A, marca juntamente com o T-346, a introdução de um sistema de treinamento totalmente integrado e avançado, abrangendo todas as fases, desde os cenários operacionais básicos até os mais complexos.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS