5º ETA: Esquadrão Pégaso completa 55 anos. Foi realizada na tarde de 15 de agosto, na Base Aérea de Canoas (BACO), a cerimônia militar alusiva aos 55 anos de caiação do 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) — Esquadrão Pégaso da Força Aérea Brasileira (FAB).
A unidade é comandada pelo Ten Cel Av Marlon da Fonseca Sampaio e é atualmente equipada com misto de aeronaves de transporte C-95BM/CM Bandeirante, C-97 Brasília e C-98A Grand Caravan. Sediado na Base Aérea de Canoas (BACO) e subordinado ao Comando de Preparo (COMPREP) e o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo — “Esquadrão Pégaso”, visa de atender as necessidades de transporte aéreo militar na região Sul, bem como executar tarefas de apoio ao combate.
Por doutrina, o “ETA — Cinco” está apto a realizar uma vasta gama de missões inerentes a Aviação de Transporte, que vão de um simples voo de transporte de passageiros, a missões humanitárias e de misericórdia (MMI), até de apoio logístico e emprego militar propriamente ditas. Entres estas missões estão: Apoio Aéreo, Instrução e Adestramento, Transporte Aeroterrestre, Infiltração Aeroterrestre, Assalto Aeroterrestre, Ressuprimento Aéreo, Evacuação Aérea, Transporte Aéreo Logístico, Reconhecimento Aéreo, Ligação Aérea, Evacuação Aeromédica e Socorro em Voo.
A formatura reuniu Pégasos de hoje e ontem, marcando um momento ímpar de poder relembrar boa histórias. Criado em 12 de maio de 1969 através da Portaria no R012/GM3 de 12 de maio de 1969, que criou todos os Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA), o 5º ETA foi ativado em 15 de agosto do mesmo ano, em Canoas, então subordinado a Comando de Transporte Aéreo (COMTA). Em 1973 os ETAS passariam a ser subordinado aos Comandos Aéreos Regionais (COMAR) e no caso do Esquadrão Pégaso ao V COMAR.
Foi originalmente equipado com aeronaves Douglas C-47 e U/C-45/TC-45. Os U/C/TC-45 foram substituídos pelos C-95 em 1975 e os C-47 pelos C-95A em 1977. O 5º ETA seria uma unidade Bandeirantes — a partir de 2002 só de C-95Alfas até março de 2008, quando chega o primeiro C-97. No ano seguinte, em novembro, é a vez do C-98. Em março de 2012 a unidade se torna a primeira unidade a receber os C-95M.
@CAS