55th RQS inicia transição do HH-60G para o HH-60W. O HH-60G Pave Hawk, reconhecido por seu bigode icônico, tem sido a principal aeronave de resgate na Base Aérea de Davis-Monthan/Arizona por quase duas décadas. Desde 2003, o 55th Rescue Squadron (55th RQS) está sediado na Davis-Monthan AFB, data que marca o início da operação dos HH-60G Pave Hawks naquela base. Agora, 20 anos depois, eles estão começando a dar lugar aos novos HH-60W Jolly Green II.
“Entrando em serviço em 1982, os Pave Hawks foram usados para missões de resgate em quase todos os conflitos militares dos EUA desde 1989”, disse George Tinseth, historiador da 355th Wing. “Os Pave Hawks do 55th RQS e do 66th RQS participaram diretamente do salvamento de milhares de vidas”.
Os Pave Hawks são uma versão altamente modificada do helicóptero utilitário Sikorsky HH-60 Black Hawk do US Army. Foram feitas a integração de várias atualizações dos sistemas de comunicação, controles automático de voo, reabastecimento em voo, regime de voo para qualquer clima e a capacidade de empregar múltiplas configurações de C-SAR o Pave Hawk de seus equivalentes do Exército.
As unidades da ativa, da reserva e da Guarda Aérea Nacional usaram Pave Hawks em resposta a inúmeros desastres naturais nos Estados Unidos. Em 2005, após o furacão Katrina, Pave Hawks de todo o país ajudaram os esforços de resgate e recuperação das pessoas afetadas pela tempestade tropical. Os helicópteros voaram sem parar por quase um mês, salvando mais de 4.000 pessoas em vários estados do Sul.
Os aviadores do 55th RQS foram implantados com três Pave Hawks no início de 2022 e retornaram a sua sede em outubro do mesmo ano. Durante sua implantação final em um local não revelado, os Pave Hawks ajudaram em missões que incluíram recuperação de pessoal, evacuação de vítimas e mais de 2.400 horas de suporte para forças conjuntas e de coalizão. Essas aeronaves apoiaram inúmeros objetivos de resgate durante seu tempo de serviço, incluindo busca e resgate em zonas de combate ativas, busca civil local e missões de resgate, apoio ao lançamento de voos espaciais da NASA e muito mais.
“O golfe (HH-60G Pave Hawk) foi essencial para garantir o sucesso da missão mundial de recuperação de pessoal da Força Aérea durante seu tempo aqui na Davis-Monthan”, disse o Tenente-Coronel da USAF Paul Sheehey, diretor de operações do 55th RQS.
A USAF começou a eliminar gradualmente o Pave Hawk em 2022 e substituí-los por um helicóptero mais novo, o HH-60W Jolly Green II. A nova frota de Jolly Greens está prevista para ser totalmente integrada no 55th RQS até 2024.
“Enquanto todos no 55th estão tristes ao ver os modelos de Golfe partirem, estamos entusiasmados com a transição para o modelo de Wiskye”, disse Sheehey. “A plataforma HH-60W mais recente deve aumentar a disponibilidade de aeronaves e trazer tecnologia mais recente para que nossos aviadores garantam a promessa solene de que a busca e salvamento de combate da USAF ofereça a melhor capacidade”.
@CAS