53rd Hurricane Hunters encerram monitoração da Tempestade Elsa. Conhecido como “Hurricane Hunters”, o 53rd Weather Reconnaissance Squadron (53rd WRS) da Comando da Força Aérea da Reserva (AFRC), informou que finalizou em 07 de julho, as atividades de monitoração aéreo da tempestade tropical Elsa, depois que a mesma atingiu a costa noroeste da Flórida.
O 53rd WRS “Hurricane Hunters” é atribuído à 403rd Wing, sendo a única unidade especializada nesse tipo de missão do Departamento de Defesa (DoD). Atuando em coordenação com o Centro Nacional de Furacões (NHC – National Hurricane Center) e o comando do Aerial Reconnaissance Coordination All Hurricanes. A unidade voa em missões de monitoração e coleta de dados de sistemas tropicais atmosféricos, disponibilizados para meteorologistas que desenvolvem modelos mais precisos.
Para cumprir sua missão, o 53rd opera com dez Lockheed WC-130J Super Hércules especialmente modificados para essas missões. Uma tripulação básica operacional, consiste em dois pilotos, um navegador, um operador de loadmaster/dropsonde e um Oficial de Meteorologia e Reconhecimento Aéreo (ARWO – Aerial Reconnaissance Weather Officer).
Usando radiômetros de frequências escalonadas de micro-ondas instalados nas asas, além de sondas (dropsondes) que são lançadas da aeronave em voo, através de um sistema adaptado especialmente para este tipo de missão. Atrav´s desses sensores, a tripulação recebe informações das propriedades atmosféricas como volumes de chuva, velocidade e direção do vento, pressão barométrica e ponto de orvalho, que não podem ser facilmente detectados pelos satélites.
O ARWO analisa os dados em voo e os envia em tempo real para o NHC, que os integra em seus modelos, emitindo avisos e orientações mais precisas para a população das áreas afetadas pelas tempestades severas.
Para a maior parte das missões do Elsa, o Esquadrão enviou um pacote de implantação de rotina, sendo composto por três aeronaves, três tripulações e pessoal de manutenção, que operam à partid da Base da Aérea da Reserva em Homestead, Flórida.
“O motivo que nos levou a decidir de ir para Homestead, foi que alguns modelos mostravam o Elsa seguindo em direção ao nosso local de operação avançado, em St. Croix, desta forma essa foi a melhor opção para chegar até a tempestade. Foi muito fácil trabalhar em Homestead, principalmente com o apoio do 482nd Operations Support Squadron, que nos acomodou muito bem, para que pudéssemos cumprir a missão“, disse o Capitão Stephen Bichsel, Comandante da missão do 53rd WRS em Homestead ARB.
Após cinco missões realizadas pelos Hurricane Hunters, à partir de Homestead ARB, a Elsa atingiu Cuba como uma forte tempestade tropical no final do dia 04 de julho. Desta forma, as aeronaves retornaram para a a sua base em Keesler AFB, Mississipi, antes que as condições no sul da Flórida começassem a se deteriorar. Foram realizados mais quatro voos de reconhecimento desde Keesler AFB, e mantiveram a monitoração em caso de necessidade de novas missões.
“Cada implantação e tempestade são diferentes e têm seus próprios desafios. É por isso que fazemos um balanço após cada implantação para repassar o que deu certo e o que poderíamos ter feito melhor, possibilitando melhorar constantemente a forma como executamos as nossas missões. No final das contas, o esquadrão fará o que for necessário para cumprir a missão e enviar os dados para o Centro Nacional de Furacões para que eles possam retirar esses modelos e as pessoas se prepararem”, completou o Capitão Bichsel.
Fonte: USAF