50 anos de Red Flag. Recentemente a USAF encerrou na Base Aérea de Nellis, em Nevada (EUA), a primeira edição de 2025 da Red Flag (25-1), marcando 50 anos deste importante exercício de treinamento internacional.
Na edição comemorativa de 50 anos, a Red Flag 25-1 reuniu em Nellis AFB aeronaves e militares da USAF, US Navy e de dois importantes aliados internacionais, a Royal Air Force (RAF) e a Força Aérea Real Australiana (RAAF).
A USAF criou a Red Flag em 1975, logo após a Guerra do Vietnã, com o objetivo de preparar melhor os seus pilotos de caça para missões de combate. As lições aprendidas no Vietnã mostraram que se um piloto sobrevivesse às suas primeiras 10 missões de combate, sua probabilidade de sobrevivência para as missões restantes aumentava substancialmente.
O treinamento foi pensado para expor os pilotos aliados da força “azul” às suas primeiras 10 missões de combate. Este princípio permanece ativo até hoje nas missões da Red Flag, preparando pilotos da USAF e das Forças Aéreas Aliadas para combater inimigos em cenários de grande complexidade e realismo.
Com duração de duas semanas, a Red Flag atualmente foca em superar as complexidades da Great Power Competition (GPC) objetivando a integração de capacidades aéreas, espaciais e cibernéticas. Cenários realísticos simulam ambientes contestados e degradados, forçando a tomada de decisões rápidas e o trabalho em equipe sob pressão.
Nessas cinco décadas, a Red Flag cresceu e se tornou um importante treinamento internacional no qual já participaram 29 nações amigas, com mais de 500.000 militares treinados e mais de 420.000 surtidas realizadas. O legado da Red Flag continua a evoluir para manter suas equipagens preparadas atuar diante das ameaças em evolução.
Fonte: Nellis AFB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO