4º disparo do míssil AARGM-ER da Northrop Grumman. A Northrop Grumman Corporation concluiu o quarto ensaio de voo bem-sucedido de seu míssil AGM-88G Advanced Anti-Radiation Guided Missile Extended Range (AARGM-ER). A Marinha dos EUA lançou o míssil de uma aeronave Boeing F/A-18F Super Hornet DD 227 (BuNo 168370) do VX-31 — “Dust Devils” em 30 de novembro na área de teste Point Mugu Sea Range, na costa sul da Califórnia, atingindo com sucesso um alvo marítimo em movimento.
O Northrop Grumman AGM-88G AARGM-ER é uma evolução aprimorada do AGM-88E AARGM básico. O míssil foi desenvolvido para suprimir ou destruir as defesas aéreas inimigas, e para isto, recebeu uma nova e maior estrutura para abrigar um novo motor de foguete de combustível sólido, uma nova ogiva, novas superfícies de controle na cauda e um novo sistema de atuação e controle para gerar mais manobrabilidade, maior alcance e melhor capacidade de sobrevivência. O AARGM-ER está sendo desenvolvido para equipar os Boeing F/A-8E/F Super Hornet e a aeronave de ataque eletrônico EA-18G Growler, bem como o caça de ataque F-35 Lightning II.
“O desempenho do AARGM-ER durante o teste continua a validar a capacidade do míssil de detectar, identificar, localizar e efetivamente engajar alvos críticos de defesa aérea a partir de um alcance estendido”, disse CAPT. Alex Dutko, Gerente do Programa da Marinha para AARGM-ER (PMA-242). “Este teste comprovou a capacidade dos sistemas de engajar alvos marítimos em movimento, uma capacidade vital para apoiar a capacidade de nossa Marinha de controlar as rotas marítimas durante o conflito. Parabéns à equipe do governo/indústria por seu foco contínuo em fornecer essa capacidade crucial aos nossos combatentes.”
A Northrop Grumman está atualmente sob contrato para fornecer unidades de produção de AARGM-ER para apoiar a capacidade operacional inicial em campo nos próximos dois anos. A Northrop Grumman recebeu um contrato de produção inicial de baixo custo para o primeiro e segundo lotes de AARGM-ER.
O AARGM-ER está sendo integrado nas aeronaves F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler da Marinha, bem como na aeronave F-35A da USAF.
O AARGM-ER entrou em produção inicial de baixa intensidade durante o quarto trimestre de 2021, com os dois primeiro lotes (LRIP). O primeiro voo de teste foi realizado no final de 2021, seguido por um segundo voo de teste em fevereiro de 2022. Um terceiro voo de teste ocorreu em 21 de abril deste ano. Ele disse que a Northrop Grumman entregou até hoje mais de 11.400 AARGM (incluindo mísseis de treinamento e peças sobressalentes).
@CAS