48 EJ200 para equipar os 20 Typhoon espanhóis. EUROJET Turbo GmbH, o consórcio responsável pelo motor EJ200 que equipa os caças Eurofighter Typhoon, assinou em 23 de junho um contrato com a NATO Eurofighter and Tornado Management Agency (NETMA) no ILA Berlim Air Show 2022, para fornecer 48 novos motores ao Ejército del Aire y del Espacio (EdAE).
O contrato, que complementa a aquisição concretizada no mesmo dia de 20 novos caças Eurofighter para o EdAE, foi assinado entre o General Miguel Ángel Martín Pérez, Diretor Geral da NETMA e Gerhard Bähr, CEO da EUROJET, e inclui os motores EJ200 para o caça Eurofighter Typhoon como parte do Projeto Falcon. A aeronave entrará em serviço nas Ilhas Canárias, somando-se à atual frota espanhola de 70 Eurofighters do país.
Como todos os motores EJ200 para a Força Aérea Espanhola, a montagem final será realizada pela ITP Aero em Ajalvir, com entregas previstas a partir de 2024. A produção dos módulos do motor será realizada pelas quatro empresas do Consórcio EUROJET: Rolls-Royce, MTU Aero Engines, ITP Aero e Avio Aero.
O General Miguel Ángel Martín Pérez afirmou: “Com a assinatura deste contrato Halcón, concluímos com sucesso um novo esforço conjunto de aquisição de 20 Typhoon com 48 novos motores EJ200 para a Espanha. O momento é estratégico por vários motivos: continuar apoiando a recuperação da indústria aeroespacial após a era do COVID, para servir como uma mensagem clara de que o EJ200 é um ativo confiável e para fortalecer as capacidades de dissuasão da OTAN”.
@CAS