36 Airbus H135 para a Espanha. Os Ministérios da Defesa e do Interior da Espanha realizaram uma encomendaram conjunta de 36 helicópteros Airbus H135. A Defesa receberá 18 helicópteros para serem operados pela Força Aérea e pela Marinha, enquanto o Ministério do Interior ficará com outros 18 helicópteros para serem operados pela Polícia Nacional e pela Guarda Civil. As entregas começarão no próximo ano. O Exército espanhol já conta com uma frota de 16 helicópteros EC135.
Com esta aquisição, a Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) e a Marinha (Armada), se tornarão os novos clientes do H135 da Airbus Helicopters. A exemplo dos EC135 adquiridos há algum tempo pelo Exército (Ejército de Tierra), a Força Aérea e a Marinha vão dedicar a nova aeronave para substituir os modelos mais antigos de helicópteros que atualmente são utilizados para treinamento avançado de pilotos, conforme consta no plano Helicopter Obtaining Plano Diretor (PDOH) da DGAM (Dirección General de Armamento y Material). A padronização das frotas de treinamento das três Forças Armadas criará sinergias e levará à implementação de novas e mais eficientes atividades de treinamento e apoio.
O Ministério do Interior possui atualmente uma frota de 31 helicópteros da família H135 em operação junto à Polícia Nacional, Guarda Civil e Controle de Trânsito. Os novos helicópteros permitirão que a Polícia e a Guarda Civil substituam os helicópteros BO105 em uma ampla gama de missões relacionadas à aplicação da lei, operações de vigilância e missões de resgate e resgate.
“A convergência e padronização das frotas H135 nas Forças Armadas e nas Forças e Órgãos de Segurança do Estado garantirá uma maior operabilidade e melhor sustentabilidade destas ações”, disse o Almirante Santiago Ramón González da DGAM. “A aquisição conjunta, centralizada na DGAM, contribuirá também para gerar economia de recursos as sinergias necessárias para evitar duplicações e reduzir despesas de aquisição, operação e manutenção. Esta colaboração entre os Ministérios do Interior e da Defesa é um marco importante na racionalização dos programas de helicópteros por parte do Governo espanhol”, completou.
@CAS