30/06/2023: Reino Unido estabelece data para retirar de serviço todos C-130J da RAF. Em recente declaração pública, Alex Chalk, Ministro de Estado para Aquisições da Defesa do Reino Unido, anunciou a data para desativação do restante da frota de C-130J Super Hércules da Royal Air Force (RAF).
“Os C-130J Hercules da Royal Air Force estão programados para serem retirados de serviço em 30 de junho de 2023. As ações de desinvestimento já começaram, e visam a potencial venda das fuselagens, simuladores de voo, equipamentos de apoio e estoque de peças sobressalentes”, disse Chalk.
De certa forma, essa informação não é nada supreendente, e apenas estabelece uma data oficial para a retirada de serviço das últimas 14 unidades C-130J em operação. Em 2021, o Comando de Defesa do UK chegou a divulgar a data de 31 de março de 2023 para a desativação dos Hércules, mas sem confirmar. Originalmente a RAF trabalhava – e divulgava – uma janela entre 2023 e 2025.
Conforme noticiamos no ano passado, a Defence Equipment Sales Authority (DESA), agência responsável por intermediar as vendas de equipamentos militares do Reino Unido, havia divulgado que estaria disponibilizando as primeiras unidades aos interessados.
Em dezembro de 1994 o Reino Unido encomendou 25 Lockheed Martin C-130J Super Hercules, sendo 10 C-130J “curtos” (designação RAF “Hércules C4”) e 15 C-130J-30s “alongados (“Hércules C5”). A primeira aeronave foi entregue para a RAF em 1998.
Atualmente os 14 C-130J remanescentes da RAF são operados pelos Esquadrões 24, 47 e 206, todos baseados em Brize Norton. São 13 C-130J C4 (matrículas ZH865 à ZH872 e ZH874, ZH875, ZH877, ZH878 e ZH879), e um C-130J C5 (matrícula ZH889).
A RAF substituiu seus icônicos C-130 por uma renovada frota de Airbus A400M Atlas e Boeing C-17 Globemaster III, com os quais acredita estar capacitada para manter a capacidade de transporte aéreo.
@FFO