2º/2º GT recebe o seu 1º Airbus A330-200 (C-30). Em uma cerimônia militar realizada na manhã de hoje, na Base Aérea do Galeão (BAGL) no Rio de Janeiro/RJ, a Força Aérea Brasileira (FAB) incorporou oficialmente ao 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT) — Esquadrão Corsário o FAB 2901, o primeiro A330-200 da FAB.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que ressaltou em sua ordem do dia a importância da FAB voltar a ter uma aeronave de transporte estratégico e a retomada das atividades aéreas do 2º/2º GT. Ele agradeceu o apoio da Azul Linhas Aéreas e, em especial do ministério da Defesa e, principalmente, do Presidente da República Jair Bolsonaro por entender e apoiar a necessidade de se ter um vetor de transporte pesado, não só para as atividades da FAB, mas para o país como um todo.
Durante a cerimônia, o FAB 2901 escoltado por dois F-5M do 1º CAVCA, efetuou uma passagem baixa sobre a BAGL, seguido de esquadrilhas (trilentos) de aeronaves da Aviação de Transporte, começando por um KC-390 do 1º GT liderando dois C-99 do 1º/2º GT; um C295 do 1º/15º GAV liderando um C-130M e um KC-130M do 1º GT e, por fim, um C-97 do 6º ETA liderando dois C-95M.
O ponto alto do evento foi chegado do C-30 FAB 2901 ao local da cerimônia, onde recebeu o tradicional “water salute” dos bombeiros e claro o batimos de espumante feito pelo Comandante da Aeronáutica, marcando assim, a incorporação do novo vetor da FAB.
O Airbus A330 na FAB
No último dia 18 de abril, o Comando da Aeronáutica anunciou a aquisição de dois Airbus A330-243 da companhia aérea Azul, por aproximadamente US$ 80 milhões. As aeronaves, matrículas civis PR-AIS e PR-OCK, serão convertidas para a versão militar A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport), entretanto, inicialmente o primeiro jato será operado na configuração passageiros e carga (C-30), antes de ser convertido para MRTT (KC-30).
O PR-AIS (FAB 2901) estava estocado em Campinas (VCP/SBKP), São Paulo, ostentando as cores básicas da Azul, seu antigo operador. Na noite de 20 de maio, o A330-243 realizou o voo de translado “AD9840” com destino ao Aeroporto Internacional Queen Alia (AMM/OJAI), em Amã, na Jordânia, onde pousou no dia seguinte. Nas instalações da Jordan Aircraft Maintenance Limited (Joramco), o futuro C-30 da FAB passou por uma revisão do tipo “Check C”. A empresa jordaniana de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) apresentou as melhores condições para a realização do serviço técnico.
Finalizado o “Check C”, mas ainda ostentando as cores da Azul, em 1º de julho, o PR-AIS voou para Dublin, na Irlanda, sede da empresa IAC, responsável por aplicar a pintura militar na aeronave.
Treinamento
Em junho deste ano, militares da FAB que irão operar a aeronave iniciaram um curso de formação operacional na Universidade da Azul (UniAzul), em Campinas (SP). A aeronave KC-30 será o maior vetor já operado pela FAB e trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo transportar 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas.
O segundo A330 adquirido pela FAB, futuro 2902 (PR-OCK), permanece estocado na Espanha, e futuramente deverá ser enviado diretamente para a Airbus, em Sevilha, onde passará pela conversão MRTT. Após a Airbus liberar o KC-30 FAB2902, o que deve acontecer cerca de 20 meses após o início do processo, será a vez do C-30 FAB 2901 seguir para Sevilha, onde também será convertido em KC-30.
Com a chegada do C-30 ao 2º/2º GT, a FAB volta a ter uma aeronave de transporte pesado estratégico de grande porte. Quando for concluída a conversão para MRTT (KC-30), a FAB voltará a ter uma aeronave de transporte estratégico e REVO (Reabastecimento em Voo).
Assista a cerimônia na íntegra:
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS