25 Typhoons adicionais para a Espanha. Os líderes da Eurofighter e da NETMA (Agência de Gerenciamento de Eurofighters e Tornados da OTAN) assinaram um contrato para 25 jatos Eurofighter adicionais para a Força Aérea Espanhola.
Conhecido como Halcon II, o novo pedido espanhol é a mais recente contrato, que nos próximos dias deverá ser ampliados com pedidos italianos e alemães, bem como as oportunidades de exportação previstas. Isto significa que a carteira de pedidos adicionais da Eurofighter deverá crescer para entre 100 e 200 aeronaves na próxima década.
O pedido do Halcon II dá continuidade à modernização da frota Eurofighter da Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire y del Espacio — EjAE) e segue o primeiro pedido, o Halcon I de 20 unidades, feito na ILA, em Berlim, em junho de 2022.
Giancarlo Mezzanatto, presidente-executivo da Eurofighter, disse: “O pedido espanhol de 25 jatos Eurofighter adicionais é outro capítulo de orgulho no período de ‘renascimento’ do programa, que deve continuar até meados da década de 2030. A ordem mostra a profundidade do comprometimento da Espanha, uma das quatro principais Nações Eurofighter, com nosso programa. Estamos muito orgulhosos de que o Eurofighter continue sendo o maior programa de defesa da Europa e uma das colaborações de defesa mais bem-sucedidas do continente. Além dos benefícios de segurança operacional do Eurofighter, o novo pedido espanhol também trará benefícios econômicos significativos para nossas principais nações e para as economias da Europa e, com uma vida útil que se estende além de 2060, os recursos avançados do Eurofighter garantirão uma integração perfeita aos futuros sistemas de combate aéreo da Europa.”
O acordo Halcon II verá 25 novos jatos Eurofighter (21 monopostos e quatro bipostos) entregues à Força Aérea Espanhola entre 2030 e 2035, garantindo a atividade industrial até pelo menos 2035. Os Eurofighter Typhoon do EjAE substituirão parte da frota EF-18M Hornet, baseada em Torrejon e Zaragoza, e elevarão o número total de aeronaves Typhoon na Força Aérea Espanhola para 115.
AVM Simon Ellard (aposentado), gerente geral da NETMA, disse: “O Halcon II é uma conquista significativa que ressalta o forte comprometimento da Espanha com o Programa Eurofighter. As 25 aeronaves adicionais não só aumentarão as capacidades defensivas da Espanha, mas também gerarão benefícios econômicos e industriais significativos para a Espanha, as Nações Centrais e o resto da Europa. O Eurofighter é a espinha dorsal da defesa aérea europeia. O Halcon II, juntamente com os pedidos futuros da Alemanha e da Itália, demonstra o futuro positivo do Programa e garante seu sucesso a longo prazo nas próximas décadas”.
Os novos Eurofighters espanhóis serão equipados com aviônicos avançados, radar de varredura eletrônica (E-Scan), sistemas de armas aprimorados capazes de operar Brimstone III e Meteor, novos sensores e conectividade aprimorada.
Conforme o relatório da PwC, o programa Eurofighter proporcionará à Europa na próxima década uma contribuição de € 90 bilhões para o PIB; receitas fiscais de € 22 bilhões; e mais de 98.000 empregos criados a cada ano.
@CAS