Em um cerimônia realizada no dia 23 de dezembro de 2020 na famosa Nellis AFB em Nevada, o 24th Tactical Air Support Squadron (24th TASS), então equipado com os Lockheed Martin F-16CM foi desativado. A desativação é parte de uma estratégia geral da Força Aérea dos Estados Unidos para reativar o lendário 65th Aggressor Squadron (65th AGRS).
A Força Aérea está redirecionando o F-16CM do 24th TASS para as unidades que realizam missões Apoio Aéreo Aproximado (CAS – Close Air Support) e transferindo o para o papel de unidade agressora para o 65th AGRS que será equipado com o F-35A, tornando-se a primeira unidade do gênero no mundo a voar o caça Stealth da Lockheed Martin nesta função.
O 24th TASS havia sido ativado em Nellis em 2 de março de 2018 pela USAF, que decidiu pouco mais de dois anos depois – maio de 2020 inativar o esquadrão. O 24th TASS era um esquadrão de F-16 cuja função principal é treinar, apoiar e realizar CAS. Um de suas principais tarefas era treinar e formar controladores aéreos avançados (aerotransportados) e controladores de ataque terminal conjunto (JTAC – Joint Terminal Attack Controllers) em um curso de sete semanas. Após o curso, os pilotos eram qualificados para controlar missões de CAS a partir da cabine de seus caças.
O último voo dos Fighting Falcons da unidade foi realizado no dia 23 em Nellis, pouco antes da cerimônia de desativação. Na ocasião a unidade possuía 12 F-16CM no seu inventário: USAF AF 88-0499, 89-2119, 90-0721, 90-0726, 90-0728, 90-0729, 90-0739, 90-0746, 90-0747, 90-0757, 91-0404 e 91-0475.
Ao contrário do combate ar-ar, o CAS visa chegar bem perto do alvo.
@CAS