• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

24th TASS da USAF é desativado

28 de dezembro de 2020

Lt. Col. Daniel McGuire, 57th Wing fighter pilot, sits in the cockpit of an F-16 Fighting Falcon fighter jet assigned to the 24th Tactical Air Support Squadron at Nellis Air Force Base, Nevada, Feb. 27, 2018. The 24th TASS will fly F-16s and focus solely on overcoming air-to-ground adversaries. (U.S. Air Force photo by Airman 1st Class Andrew D. Sarver)

O 24th Tactical Air Support Squadron de Nellis AFB foi desativado (FOTO: USAF/Airman 1st Class Andrew D. Sarver).

Em um cerimônia realizada no dia 23 de dezembro de 2020 na famosa Nellis AFB em Nevada, o 24th Tactical Air Support Squadron (24th TASS), então equipado com os Lockheed Martin F-16CM foi desativado. A desativação é parte de uma estratégia geral da Força Aérea dos Estados Unidos para reativar o lendário 65th Aggressor Squadron (65th AGRS).

A Força Aérea está redirecionando o F-16CM do 24th TASS para as unidades que realizam missões Apoio Aéreo Aproximado (CAS – Close Air Support) e transferindo o para o papel de unidade agressora para o 65th AGRS que será equipado com o F-35A, tornando-se a primeira unidade do gênero no mundo a voar o caça Stealth da Lockheed Martin nesta função.

O Coronel John Gallemore, comandante do 57th Operations Group, recebe uma saudação final do Tenente Coronel Jesse Breau, comandante do 24th TASS, durante a cerimônia de inativação 2da unidade em Nellis em 23 de dezembro de 2020. A inativação faz parte de uma estratégia geral da Força Aérea para reativar o 65th AGRS (Foto: USAF/Tech. Sgt. Alexandre Montes).

O 24th TASS havia sido ativado em Nellis em 2 de março de 2018 pela USAF, que decidiu pouco mais de dois anos depois – maio de 2020 inativar o esquadrão. O 24th TASS era um esquadrão de F-16 cuja função principal é treinar, apoiar e realizar CAS. Um de suas principais tarefas era treinar e formar controladores aéreos avançados (aerotransportados) e controladores de ataque terminal conjunto (JTAC – Joint Terminal Attack Controllers) em um curso de sete semanas. Após o curso, os pilotos eram qualificados para controlar missões de CAS a partir da cabine de seus caças. 

O último voo dos Fighting Falcons da unidade foi realizado no dia 23 em Nellis, pouco antes da cerimônia de desativação. Na ocasião a unidade possuía 12 F-16CM no seu inventário: USAF AF 88-0499, 89-2119, 90-0721, 90-0726, 90-0728, 90-0729, 90-0739, 90-0746, 90-0747, 90-0757, 91-0404 e 91-0475.

Ao contrário do combate ar-ar, o CAS visa chegar bem perto do alvo.

Water Salut aos F-16CM do 24th TASS durante a cerimônia de desativação da unidade, após o último voo (Foto: USAF/Tech. Sgt. Alexandre Montes).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login