

20 de outubro: Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. A cada voo que cruza o céu brasileiro, há profissionais sempre atentos, com olhos fixos e com rápido poder de decisão. São os controladores de tráfego aéreo, que, com precisão e responsabilidade, garantem que a aviação no Brasil funcione de forma segura e ordenada.
No dia de hoje, 20 de outubro, em que é celebrado o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) presta uma homenagem a esses profissionais que atuam nos bastidores do ar, mantendo o céu em movimento 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Atualmente, o DECEA conta com mais de 4.600 controladores de tráfego aéreo, militares e civis, distribuídos por todo o país. Eles cumprem, diretamente das Torres de Controle, dos Controles de Aproximação, dos Centros de Controle de Área e dos Centros de Operações Militares, a missão de ter sob seus olhares atentos uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo.

“Ser controlador de tráfego aéreo é se desafiar a cada dia. Sempre há uma situação diferente a ser resolvida, cada dia o serviço acontece de uma forma, com pessoas diferentes, em condições diferentes. Isso faz com que a gente tenha que ter uma capacidade de adaptação muito grande”, destaca a controladora de tráfego aéreo e instrutora do Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), Segundo-Sargento Raíssa Cristina Pereira Gomes.
O trabalho do controlador vai além do conhecimento técnico. A função exige habilidades como rápida tomada de decisão, atenção concentrada por longos períodos, noção espacial e trabalho em equipe.
“Nosso trabalho depende diretamente da colaboração entre os profissionais, tanto do mesmo órgão quanto de outras unidades. É preciso que todos estejam alinhados com um objetivo comum: manter o tráfego aéreo seguro, fluido e ordenado”, complementa a militar, que atua como controladora há 14 anos.

Para o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o dia 20 de outubro é uma data para enaltecer o trabalho daqueles que detêm a aptidão de traduzir a capacidade técnica em segurança operacional e a precisão em fluidez da navegação aérea.
“As imensas responsabilidades inerentes à função são um desafio superado, de forma exitosa, fruto das virtudes lapidadas pela formação de excelência e pelas experiências de cada jornada. Dessa forma, mesmo fora dos holofotes, a atuação dos controladores sustenta a confiança de todos que voam”, afirma o Diretor-Geral do DECEA.

Histórico
A data comemorativa mundial teve origem com a realização do primeiro encontro mundial de profissionais da categoria, no ano de 1960, promovido na Grécia. O evento também marcou a criação da Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo.
Mas a história do controle de tráfego aéreo no Brasil começou antes. A primeira turma de controladores da Força Aérea Brasileira foi formada em 1944, na antiga Escola Técnica de Aviação, em São Paulo. Desde 1951, a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá/SP, absorveu o ensino da especialidade destinado aos graduados da FAB, o que ocorre até hoje. Além disso, o processo de capacitação e aprimoramento constante conta com a formação e instrução no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), cada qual com características e foco distintos.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO